Série ‘Years and Years’ mostra que o mundo pode virar caos, mas laços afetivos se mantêm, conta leitora
Série ‘Years and Years’ mostra que o mundo pode virar caos, mas laços afetivos se mantêm, conta leitora

Série ‘Years and Years’ mostra que o mundo pode virar caos, mas laços afetivos se mantêm, conta leitora

O pitaco de hoje é da leitora Tatiana Lemos, 29, do Rio de Janeiro (RJ). Tatiana é professora e doutoranda em geografia e escreveu uma resenha sobre a série “Years and Years”, transmitida pela HBO –a série, segundo ela, vale ser assistida no momento que estamos vivendo.

A obra do britânico Russell T. Davies acompanha por mais de uma década uma família de classe média em Manchester, na Inglaterra, e faz uma incursão pelo futuro imediato. Leia, abaixo, o texto da leitora.

  • E você, que filmes ou séries te inspiram nesse momento? Escreva para pitacocultural@gmail.com e envie sua resenha. Não esqueça de mandar nome completo, profissão, idade e cidade.
  • Em tempos pandêmicos, a cultura passou a ser nossa principal fonte de entretenimento, reflexão, relaxamento e preocupação.

“Years and Years” (BBC, 2019), exibida no Brasil pela HBO, faz parte do universo de séries distópicas que nos amedrontam em relação ao futuro. Ao mesmo tempo, ao trabalhar os elos afetivos familiares em um incerto futuro, nos emociona e empolga, fazendo com que os seis episódios da única temporada disponível sejam degustados em tempo recorde.

A série acompanha a família Lyon, originária de Manchester, na Inglaterra, ao longo dos próximos 15 anos (sim, o ponto de partida é o Reino Unido de 2019). Ela mostra como uma família comum é afetada por movimentos globais complexos, como mudança climática, ascensão da extrema direita e dos nacionalismos, uma possível dissolução da União Europeia, fechamento de fronteiras ou a falência de um grande banco.Além de abordar temas atuais e ser crível, não há uma grande revolução que muda os rumos da sociedade –aos poucos, as mudanças vão chegando e tomando cada vez mais espaço.

A série se destaca pelo elenco estrelar (Emma Thompson está perfeita) e pela escolha de mostrar, inclusive nos cenários, a vida normal: uma matriarca que busca manter a família unida em meio às contingências da vida e irmãos que se deparam com as dificuldades de amar, criar os filhos e se sustentar em meio às mudanças tecnológicas.

É interessante como a tecnologia não é vista como algo introjetado nos cidadãos; ela é contraditória, e os personagens reproduzem essa contradição. O charme da série encontra-se aí; ela fala de um grande amor, de superação e união familiar.

Como toda série distópica, “Years and Years” me causou certo medo. Ao mesmo tempo, me aqueceu o coração ao mostrar que o mundo muda, e nós também, mas ainda assim os laços familiares são mantidos revigorados. Em poucos episódios, a série nos mostra o potencial da família, o caos que o mundo pode se tornar e como (sobre)viver exige coragem.

ABAIXO, MATÉRIA ORIGINAL

Autor