Mourão diz que desconhecia que dados de queimadas são públicos e pede análise qualitativa ao Inpe
Mourão diz que desconhecia que dados de queimadas são públicos e pede análise qualitativa ao Inpe

Mourão diz que desconhecia que dados de queimadas são públicos e pede análise qualitativa ao Inpe

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta quarta-feira (16) que desconhecia que os dados sobre queimadas e desmatamento divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) são públicos e acessíveis por qualquer pessoa.

Na terça-feira (15), ele afirmou, sem citar nome ou provas, que “alguém” no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) faz “oposição” ao governo do presidente Jair Bolsonaro e prioriza a divulgação de dados negativos sobre queimadas.

“É o seguinte: eu também desconhecia isso — os dados estão em fonte aberta. Isso aí faz parte da transparência. Então, qualquer um de vocês que for no site lá do Inpe vai pegar o dado que está lá”, afirmou o vice após reunião com o diretor do instituto, Darcton Policarpo Damião, no gabinete da Vice-Presidência.

Mourão, que é presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, disse que pediu ao diretor do instituto um relatório qualitativo desses dados.

“Para mim, não me interessa o dado quantitativo, não é? De ‘xis’ focos de queimadas ou ‘xis’ quilômetros desmatados. Eu preciso do dado qualitativo, uma análise de inteligência”, disse.

Segundo ele, a análise qualitativa não deve ser de dados abertos por se tratar de uma informação de inteligência a ser utilizada para combater os crimes ambientais. E disse que também pode usar os dados a fim de mostrar a situação da Amazônia para a comunidade internacional e imprensa.

“A gente pode divulgar, convocar a imprensa e mostrar as camadas. São dados mais reservados. É aquela história, a gente tem que responder muitas vezes à comunidade internacional, a investidores. Então a gente tem que mostrar a realidade para não ficar aquela característica de que é algo totalmente descontrolado”, afirmou.

O vice-presidente também disse ter pedido ao diretor que o Inpe explique aos usuários do sistema do instituto onde os números são divulgados e o que cada dado disponível significa.

“Eu conversei com ele [para] que o Inpe coloque explicações sobre o que é o foco, o que é ‘pixel’ para que o camarada leigo que for pegar aquilo. Não vai mexer em nada. Isso tem que ficar muito claro. É só explicar o que é cada um”, declarou.

Transparência

O vice-presidente Hamilton Mourão negou que tivesse intenção de esconder os dados registrados pelo Inpe ou modificar a forma de divulgação.

“É uma coisa que tem que ter muita certeza: eu não estou aqui para esconder dados, não estamos aqui para esconder dados. Seja bom ou seja ruim, tem que ser mostrado. Eu tenho responsabilidade perante a população brasileira, em particular a população da Amazônia, e, no meio em que trabalhei na minha vida, tem coisas que são muito caras — é honra, lealdade, honestidade. Desse troço não abro mão em hipótese alguma”, disse Mourão.

ABAIXO, MATÉRIA ORIGINAL