Sem verba para supercomputador, Inpe pretende trocar equipamento por máquinas de menor porte
Sem verba para supercomputador, Inpe pretende trocar equipamento por máquinas de menor porte

Sem verba para supercomputador, Inpe pretende trocar equipamento por máquinas de menor porte

Sem verba para adquirir um novo supercomputador e com a máquina com vida útil próxima do fim, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) planeja substituir o equipamento por dois computadores de menor porte. O supercomputador é o principal responsável pelos dados de previsão do tempo.

Segundo o novo diretor do Inpe, Clezio de Nardin, o equipamento tem mais um ano de funcionamento e a medida é uma alternativa provisória até conseguir a compra de um novo supercomputador.

O Tupã opera desde 2010, quando foi comprado por US$ 23 milhões, e já foi o mais rápido da América Latina. Ele foi adquirido para o avanço na previsão do tempo e nas pesquisas e avanços nos modelos numéricos de previsão, que tornariam os dados do Inpe mais eficazes.

Com o passar do anos, a máquina ficou obsoleta e chegou a parar de funcionar em 2017. De forma emergencial, o instituto conseguiu uma atualização que gerou ‘sobrevida’ à máquina, mas que novamente se aproxima do vencimento.

Desde a gestão de Ricardo Galvão, diretor exonerado, o Inpe tenta a compra de uma nova máquina, mas os cortes recorrentes de orçamento impossibilitaram a atualização.

Em entrevista ao G1 após a posse, Clezio de Nardin explicou que levou ao Ministério da Ciência e Tecnologia uma nova possibilidade, que traria atualização, mas com custo menor.

“Propus o trabalho com máquinas menores. A gente teria que mudar o código para a leitura para ocupar mais espaço, mas eles teriam a mesma eficiência. Isso bastaria porque a supermáquina é mais cara, mas você também tem o custo de infraestrutura para receber, além de consumo de energia”, conta.

Alternativa provisória

Clézio reconheceu que a decisão da compra de máquinas de porte menor é por falta de orçamento, mas alega que seria possível que, ainda que sendo máquinas de menor potencial, atendessem a demanda do instituto.

“Essas máquinas têm vida útil de cinco anos e aí até 2025 temos prazo para criar condições para um supercomputador novo. Pode ser que duas máquinas menores atendam a demanda. Mas uma coisa é atender as demandas de hoje por cinco anos, outra é a atualização dos nossos modelos de monitoramento. Vamos ver se ela atende essa expansão”, completou.

A expectativa do novo diretor é de que a compra seja feita até o final do ano, para a troca em 2021. Apesar disso, não havia ainda uma resposta do ministério com relação ao investimento. O G1 procurou o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e aguardava retorno até a publicação da reportagem.

Aquisição seria nova “sobrevida”

O coordenador do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), Gilvan Sampaio, explica que a medida é uma nova ‘sobrevida’. De acordo com Gilvan a supermáquina hoje opera em duas frentes: a previsão do tempo e a pesquisa.

Para a previsão, a máquina roda um modelo numérico a cada seis horas. Enquanto isso, ela também opera a pesquisa, que são códigos para melhorar a capacidade desses dados, como um modelo que aumente a resolução de imagem.

Atualmente, as operações de pesquisa são feitas na máquina de 2010 e as de previsão na atualização de 2018, que tem dois anos de vida ativa ainda. A importância de uma supermáquina, segundo Sampaio, é manter a capacidade de pesquisa, que é o que faz com que os dados produzidos pelo Cptec sejam competitivos.

“Não é como se tivéssemos uma supermáquina. Com isso, o desenvolvimento é feito com menor rapidez, em função da capacidade da máquina”, explica.

Gilvan ainda reforçou que a medida tem prazo determinado até a aquisição, de fato, de um supercomputador. “A ideia é que isso possa dar uma sobrevida. A expectativa é de três anos e aí com calma a gente vai reformulando a nossa estrutura para poder ter esse novo supercomputador de novo”.

Remendo

Para Maria Assunção Faus da Silva Dias, que foi coordenadora do Cptec à época da aquisição do supercomputador, o “remendo” é um retrocesso.

“Previsão é um produto e se o seu não é bom, as pessoas procuram outro. Para entrar na corrida você precisa de um salto de qualidade. O investimento que precisa ser feito é para sermos competitivo internacionalmente”, comenta.

Ela conta que hoje dá consultoria sobre meteorologia para empresas do setor privado e que elas já têm escolhido por dados internacionais, como do Centro Europeu. E a aquisição de uma “máquina modesta” é perder a chance de retomar o pioneirismo que o Brasil já teve.

“Uma máquina de segunda geração não consegue rodar a previsão como os outros centros. Você ainda está vendo se vai chover e aí já choveu. A previsão tem uma janela de tempo para ser rodada para ser útil e uma máquina desatualizada, faz com que ela não seja útil”.

Assunção foi coordenadora do Cptec por seis anos. Ela define o caminho para aquisição da máquina como uma batalha.

“O governo não pensa a longo prazo, já contando que vai precisar atualizar porque a tecnologia muda e se atualiza. O coordenador tem que se desdobrar para explicar o porquê precisa de uma nova máquina. Você gasta 80% do seu tempo como gestor para conseguir o próximo supercomputador”, conta.

ABAIXO, MATÉRIA ORIGINAL

Autor