Carlos Nobre receberá prêmio de Diplomacia Científica pelos Esforços Climáticos da Amazônia
Carlos Nobre receberá prêmio de Diplomacia Científica pelos Esforços Climáticos da Amazônia

Carlos Nobre receberá prêmio de Diplomacia Científica pelos Esforços Climáticos da Amazônia

São José dos Campos-SP, 08 de fevereiro de 2021

Carlos Nobre, um brasileiro, cientista em climatologia, especializado nos efeitos das mudanças climáticas na Amazônia e um líder em política científica para uma Amazônia sustentável, receberá o Prêmio AAAS 2021 de Diplomacia Científica.

O prêmio, estabelecido em 2013 pela Associação Americana para o Avanço da Ciência, reconhece um indivíduo ou pequeno grupo que trabalha junto nas comunidades da ciência, engenharia ou relações exteriores que tenha uma contribuição notável no campo da diplomacia científica.

Nobre é homenageado por “seu trabalho de longo prazo por compreender e proteger a biodiversidade e os povos indígenas da Amazônia”, de acordo com o comitê de premiação.

Mais recentemente, Nobre está como presidente do Painel de Ciência para a Amazônia, um esforço convocado pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (UN SDSN) como a primeira avaliação científica abrangente da Bacia Amazônica. Nobre está liderando mais de 160 cientistas de países amazônicos e além – incluindo especialistas indígenas – para desenvolver uma avaliação científica da região e apresentar soluções baseadas em dados para orientar a proteção, conservação e desenvolvimento sustentável da floresta tropical. O relatório do painel deve ser lançado no início de 2021.

A “carreira científica de Nobre ao longo da vida buscou compreender a complexidade biológica da Amazônia, juntamente com décadas de envolvimento na política científica”, que o preparou para liderar esse esforço, disse Emma Torres em sua carta indicando Nobre para o prêmio. Torres, que indicou Nobre para o prêmio, é vice-presidente do secretariado da UN SDSN para as Américas e chefe do escritório de Nova York.

Nobre, que atualmente atua como cientista sênior no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, é mais conhecido por seu trabalho sobre a “savanização” da Amazônia devido às mudanças climáticas e ao desmatamento. Ele também lidera a iniciativa Amazônia 4.0, que busca desenvolver uma “bioeconomia” sustentável para a região. “Dr. Nobre tem contribuído para a compreensão científica da floresta amazônica como um ecossistema de importância global e como parte do patrimônio ecológico e cultural insubstituível para toda a humanidade”, disse Torres.

Ele aplicou este trabalho na esfera da política científica em várias funções. Ele serviu como membro do Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas, que foi homenageado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Em 2013, ele foi nomeado membro do Conselho Consultivo Científico do Secretário-Geral da ONU para Sustentabilidade Global.

Nobre também trouxe sua liderança para a construção de capacidade científica no Brasil e para a cooperação científica internacional, tendo atuado como secretário nacional de políticas de pesquisa e desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil; presidente da Agência Federal de Apoio e Avaliação da Pós-graduação; e primeiro cientista do programa para o Experimento de Grande Escala da Biosfera Atmosfera na Amazônia.

“A liderança de Carlos inspira ação e incentiva o multilateralismo, fornecendo uma estrutura que nos permite avançar em direção a um futuro mais sustentável e equitativo, juntos”, disse Torres.

Nobre será homenageado em uma cerimônia de premiação na reunião anual virtual AAAS em 10 de fevereiro às 16h00 HUSA. Ele também moderará uma sessão no encontro “Caminhos de Desenvolvimento da Amazônia: Fomentando a Conservação e a Prosperidade”, a ser realizada em 8 de fevereiro às 13h00. Para participar da Reunião Anual, inscreva-se hoje.

Se você conhece alguém que deveria ser reconhecido para o Prêmio de Diplomacia Científica, considere indicá-lo em nosso próximo ciclo – que começa em 15 de abril de 2021. Mais informações sobre os requisitos de elegibilidade e os prêmios antes de 15 de abril podem ser encontradas aqui.

Texto gerado pela American Association for the Advancement of Science AAAS.

ABAIXO, MATÉRIA ORIGINAL

Autor

  • Missão: Produzir ciência e tecnologia nas áreas espacial e do ambiente terrestre e oferecer produtos e serviços singulares em benefício do Brasil. Visão: Ser referência nacional e internacional nas áreas espacial e do ambiente terrestre pela geração de conhecimento e pelo atendimento e antecipação das demandas de desenvolvimento e de qualidade de vida da sociedade brasileira. Valores: Com base em princípios de ética, transparência e integridade, o INPE defende, preserva e promove um conjunto de valores que orientam continuamente suas estratégias e ações