MCTIC abre seleção para Diretor(a) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
MCTIC abre seleção para Diretor(a) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

MCTIC abre seleção para Diretor(a) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) abriu processo seletivo para a escolha de Diretor(a) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), sediado na cidade de São José dos Campos – SP.

De acordo com o Edital publicado no Diário Oficial da União (em 14/04/2020, Seção 3, página 07 e 08), os(as) interessados(as) em concorrer à vaga têm até 31 de maio de 2020 para encaminhar a documentação exigida. O cargo tem mandato de quatro anos.

Podem se inscrever para o cargo quaisquer cidadãos(ãs) com notório conhecimento e experiência profissional nas áreas de atuação do INPE, portadores(as) de diploma de doutorado e que atendam aos requisitos básicos descritos no Edital.

Os documentos exigidos para a candidatura incluem carta com solicitação de inscrição, acompanhada de memorial explicitando sua capacitação relativa aos requisitos básicos, curriculum lattes atualizado, incluindo produção científica, e texto de até cinco páginas descrevendo a visão de futuro para o INPE e seu plano de gestão, alinhado à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016-2022 (ENCTI).

Além da avaliação dos documentos solicitados, o processo seletivo incluirá apresentação pública do plano de gestão e entrevista privada dos(as) interessados(as) pelo Comitê de Busca. O comitê irá selecionar e encaminhar três nomes ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que definirá quem assume o cargo.

Os(as) interessados(as) podem encaminhar a documentação exigida, por e-mail e via correspondência, ao seguinte endereço:

Dr. JOÃO LUIZ FILGUEIRAS DE AZEVEDO

Presidente do Comitê de Busca para o INPE

ENDEREÇO: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

SHIS Quadra 01, Conjunto B, Bloco D, Sala 203

71605-190 – Brasília – DF

E-MAIL: joao.azevedo@cnpq.br

Autor

  • Missão: Produzir ciência e tecnologia nas áreas espacial e do ambiente terrestre e oferecer produtos e serviços singulares em benefício do Brasil. Visão: Ser referência nacional e internacional nas áreas espacial e do ambiente terrestre pela geração de conhecimento e pelo atendimento e antecipação das demandas de desenvolvimento e de qualidade de vida da sociedade brasileira. Valores: Com base em princípios de ética, transparência e integridade, o INPE defende, preserva e promove um conjunto de valores que orientam continuamente suas estratégias e ações