Enorme foguete chinês está fazendo uma descida descontrolada para a Terra
Enorme foguete chinês está fazendo uma descida descontrolada para a Terra

Enorme foguete chinês está fazendo uma descida descontrolada para a Terra

Um enorme foguete que a China lançou recentemente no espaço está fora de controle em órbita e deve fazer uma reentrada caótica na atmosfera esta semana, provocando preocupações sobre um possível impacto em uma área povoada

Os destroços do foguete, que pode pesar mais de 20 toneladas, provavelmente irão espirrar em águas oceânicas remotas, mas sua trajetória atual também passa por áreas urbanas no extremo norte do estado de Nova York e no extremo sul da Nova Zelândia, relata Andrew Jones da SpaceNews.

O foguete chinês decolou na última quarta-feira (28) e colocou em órbita o primeiro módulo “Tianhe” da nova estação espacial do país. Infelizmente, o estágio central massivo deste foguete em particular, conhecido como CZ-5B, também acabou em órbita.

Partes consumíveis de foguetes que entram em órbita são frequentemente equipadas para realizar “queimaduras de órbita”, manobras que os guiam em reentradas controladas da atmosfera sobre regiões despovoadas. Rastreadores de radar que estão na Terra revelaram que o núcleo de 30 metros de altura está caindo no espaço, confirmando que as autoridades espaciais chinesas não têm controle sobre o componente e, portanto, não podem realizar uma queima de órbita que garantiria uma reentrada segura.

A China já gerou críticas em todo o mundo quando estreou o CZ-5B em maio de 2020, um lançamento que também colocou o impulsionador central em uma órbita descontrolada. Os destroços de sua reentrada selvagem foram espalhados segundo as aldeias na Costa do Marfim; felizmente, não houve relatos de feridos ou mortes causadas pelos impactos.

Não é incomum que as peças do foguete falhem ao desorbitar com segurança. Apenas algumas semanas atrás, o impulsionador de segundo estágio do Falcon 9 da SpaceX fez uma reentrada descontrolada que acabou despejando um tanque de pressão pesado em uma fazenda no estado de Washington.

ABAIXO, MATÉRIA ORIGINAL

Autor