Ação do Cemaden salvou milhares de vidas
Ação do Cemaden salvou milhares de vidas

Ação do Cemaden salvou milhares de vidas

Reportagem da nova edição do JC Especial mostra como alertas contribuíram para uma redução de 70% no número de vítimas fatais de desastres naturais

Fundado em 2011, já no ano seguinte o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) contribuiu para uma queda de quase 70% no número de vítimas fatais de desastres naturais. O país vinha de eventos de grande impacto em vários estados, mas principalmente no Rio de Janeiro e Santa Catarina que elevaram o número de óbitos de uma média de 200-300 por ano na década anterior para 1.325 entre 2010-11 e 1.056 entre 2011-12, de acordo com os dados do “Atlas Digital de Desastres no Brasil”.

Entre 2012-13 o número de óbitos baixou para 330 e se manteve mais ou menos nessa média nos anos seguintes, voltando a subir em 2020, quando atingiu 532.

Regina Alvalá, diretora do Cemaden, disse que desde sua fundação há doze anos, o órgão emitiu mais de 20 mil alertas que certamente ajudaram a salvar um grande número de vidas, embora não exista uma base de dados que permita cruzar as informações e atribuir aos alertas diretamente a queda no número de mortos.

A entrevista com a diretora do Cemaden é parte da reportagem de capa da nova edição do Jornal da Ciência Especial que tem como tema a adaptação às mudanças climáticas. A publicação está disponível para download gratuito na aba JC Especial.

Janes Rocha – Jornal da Ciência