Nova mobilização em defesa da Ciência acontece no dia 26

Atos acontecem na próxima terça-feira em formato virtual e presencial e são organizados pela ANPG com apoio da SBPC

A Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) está organizando uma série de atos em protesto contra os cortes do orçamento da Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I). A mobilização tem o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) e outras entidades.

Em reunião na segunda-feira (18), a associação definiu parcialmente o programa de mobilização marcada para o dia 26 de outubro com um misto de atividades presenciais e virtuais. Confira os locais e horários dos encontros presenciais já fixados:

• Belo Horizonte (MG) — O ato reunirá entidades da comunidade científica do estado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em horário ainda a definir;
  • Natal (RN) — Haverá ato público em defesa da ciência às 14h30 no Recanto Estudantil do Diretório de Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
  • Rio de Janeiro (RJ) — O encontro acontecerá às 19h com uma Projeção nos Arcos da Lapa;
  • Salvador (BA) — Haverá ato reunindo estudantes e professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na Reitoria, às 9h;
  • São Paulo (SP) — Concentração às 16h em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) na Avenida Paulista;
  • Teresina (PI) — As instituições representativas da comunidade científica e acadêmica no estado (APG, AduFPI e outras) vão se encontrar às 9h no coreto em frente a Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Às 10h haverá um tuitaço com a hashtag #SOSCiência.

Haverá também um ato virtual, às 14 horas, com transmissão pelo canal da ANPG no YouTube, que está sendo organizado com a ICTP.br para trazer parlamentares e representantes de outras entidades. Os eventos acima são confirmados, porém, segundo a ANPG, estão sendo organizados atos em outros estados e universidades. A programação completa será divulgada até segunda-feira (25/10).

O objetivo da mobilização é pressionar o governo e os parlamentares pela recomposição do orçamento da CT&I. O Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) é hoje a principal fonte de financiamento da pesquisa científica no país e o corte e contingenciamento de suas verbas prejudicam principalmente o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que perdeu mais de R$ 600 milhões de seu orçamento. As entidades também solicitam a liberação dos R$ 2,7 bilhões que ainda restam do FNDCT no ano em curso.

Flávia Calé, presidente da ANPG, disse que a intenção é que os protestos pressionem os deputados e senadores a recompor o orçamento. “Nossa expectativa é reverter os cortes via parlamento”, afirmou.

O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, afirma que “as entidades estão mobilizadas, na boa luta, pelo futuro do Brasil”.

A SBPC está convidando suas Secretarias Regionais a realizarem atividades que mostrem como a ciência melhora a vida das pessoas e que abordem temas relacionados à saúde, à cultura, ao meio ambiente, à exclusão e inclusão social e à democracia. Paraná e Pernambuco divulgaram suas atividades.

A mobilização dará continuidade aos eventos do último dia 15 – quando, em menos de uma semana, a SBPC e as entidades parceiras conseguiram programar e realizar mais de 30 atividades, com dezenas de palestrantes, mostrando aos mais diversos públicos a importância da ciência e do conhecimento rigoroso para o desenvolvimento econômico e social – em suma, para o futuro do Brasil.

A SBPC convida seus sócios, sociedades afiliadas, Secretarias Regionais, entidades parceiras e toda a sociedade a participarem dessa mobilização em defesa da ciência. Mais informações sobre a programação serão divulgadas no Jornal da Ciência e nas redes sociais.

Jornal da Ciência