Painel da SBPC homenageia ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação

“A melhor lição que Raupp pode nos dar é essa de pensar em um projeto Brasil, que algo a que ele se empenhou e a dedicou sua vida”, declarou Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), durante painel em homenagem ao matemático e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. A cerimônia homenageou o pesquisador por sua fundamental contribuição para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação deste país. O evento online foi realizado nesta terça-feira (24), às 18h, no canal da SBPC no YouTube.

Raupp faleceu no dia 24 de julho, aos 83 anos, deixando um importante legado para a ciência brasileira. “O Brasil, e a ciência, a tecnologia e a inovação, devem muito a esse homem”, apontou Helena Nader, presidente de honra da SBPC. “Seu trabalho está eternizado em todos os órgãos e instituições por onde passou. Vai fazer muita falta para o Brasil que queremos e precisamos”.

Sócio ativo da SBPC desde 1993, Raupp teve uma atuação muito importante na gestão da entidade, atuando em diferentes cargos em vários mandatos. Presidente de honra da SBPC desde 2013, foi presidente da entidade (2007-2011), membro do Conselho (2001-2005), vice-presidente (1999-2001) e primeiro-tesoureiro (1993-1997). “Raupp foi um grande defensor da divulgação científica, sempre preocupado com a difusão da ciência para a educação dos jovens e da população”, disse Ildeu Moreira, presidente de honra do SBPC. “Foi uma pessoa muito importante para a ciência e para a educação brasileira e é muito justo que relembremos sua obra”.

O painel contou com depoimentos de cientistas e pesquisadores que trabalharam com Raupp ao longo de sua carreira nos vários institutos em que atuou, como Universidade de Brasília (UnB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (Sbmac), Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Agência Espacial Brasileira (AEB), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além da ex-presidente da República Dilma Rousseff, de amigos e familiares (veja a lista completa abaixo).

Vida dedicada à ciência

Graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em matemática pela Universidade de Chicago, ele dividiu sua vida profissional entre as atividades acadêmicas e a gestão de instituições de ciência e tecnologia, tornando-se defensor da integração entre a instituição de pesquisa e o setor produtivo.

Em sua longa carreira, foi pesquisador e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). À frente da diretoria do Inpe, participou das negociações que resultaram no programa dos satélites CBERS, em cooperação com a China. Ainda no Inpe, em tempo recorde conseguiu implantar o Laboratório de Integração de Testes, e na Direção do LNCC criou o Laboratório de Bioinformática, ambos considerados de ponta e utilizados por pesquisadores de todo o País e pela indústria. Foi diretor-geral e um dos mentores da criação do Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec), organização que dirigiu entre 2006 e 2011, atuando de forma decisiva para a implementação de projetos inovadores.

Presidiu a Agência Espacial Brasileira (AEB), instituição à qual levou sua larga experiência em temas da política e tecnologia do Espaço, tendo integrado também o Conselho Administrativo da Alcântara Cyclone Space (ACS). Foi membro titular do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT), presidente do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), instituições que fortaleceram o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação.

Por suas contribuições à Ciência brasileira, recebeu o título da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República; Grande Oficial da Ordem do Mérito Aeronáutico, da Força Aérea Brasileira/FAB; Grande Oficial da Ordem do Mérito Naval, da Marinha do Brasil/Brasília; Medalha de Pacificador, do Exército Brasileiro/EB; Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores/MRE; e Medalha da Inconfidência, do Governo no Estado de Minas Gerais/Ouro Preto.

Veja a lista de depoimentos:

Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC

Dilma Rousseff, ex-presidente da república (2011-2016)

José Raimundo Coelho, SBPC

Vera Val, SBPC

José Antonio Aleixo, SBPC

Dante Barone, SBPC

Lincoln Wolf de Almeida Neves (amigo)

Mariana Mendonça Raupp (filha)

Carlos Frederico Raupp (filho)

Augusto Raupp (filho)

Jornal da Ciência