Virada da Independência da SBPC começa hoje. Participe!
Virada da Independência da SBPC começa hoje. Participe!

Virada da Independência da SBPC começa hoje. Participe!

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) inicia na tarde de hoje (6), às 16h30, as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil com a “Virada da Independência”. A série de atividades online, que contará com a participação das Sociedades Afiliadas e Secretarias Regionais da entidade, segue até o final da tarde desta terça-feira (7) e estará disponível no portal da SBPC e no canal da entidade no Youtube.

O evento discutirá como a ciência pode contribuir para a soberania e independência nacional e se o Brasil é um país soberano e independente. Dezenas de depoimentos, conferências, mesas-redondas, painéis e atividades culturais compõem a programação.

O programa contará com a participação de Sociedades Afiliadas, entre elas, a Associação Nacional de História (Anpuh), a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), a Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), a Sociedade Brasileira de Entomologia (SBE), a Sociedade Brasileira de Genética (SBG), a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) e a Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).

Para Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, a Virada da Independência visa celebrar algo tão importante, que é a Independência do Brasil. Ribeiro também afirma que esta é uma ótima oportunidade para deixar claro o papel da ciência, da tecnologia, da inovação, da educação, da cultura, da saúde, do meio ambiente e da inclusão social, que a SBPC defende e apoia, na construção de um País independente e soberano.

O presidente da SBPC declara ainda que o evento é uma ocasião para olharmos para o passado, compreendermos o presente e pensarmos o futuro. “Nós queremos debater o assunto para torná-lo mais conhecido porque, para muitas pessoas, a ‘Independência’ foi simplesmente o ‘Grito do Ipiranga’, a independência de um país que já se chamava Brasil e que deixou apenas de ser colônia, quando não é verdade. Eram duas colônias – Brasil e Grão-Pará – que se uniram somente após essa independência. Sem contar que o Acre só foi incorporado ao Brasil quase 100 anos depois. Por isso, queremos mostrar a construção desse Brasil, resultado de várias batalhas nos mais diferentes lugares, como, por exemplo, a Batalha de Jenipapo (um dos confrontos mais sangrentos da Guerra da Independência do Brasil, em 13 de março de 1823 às margens do rio de mesmo nome na vila de Campo Maior, Piauí), as lutas na Bahia e todos os conflitos regenciais. Queremos também abrir uma discussão da construção desse país, dos problemas deixados e o que falta para nos tornarmos totalmente soberanos”, explica.

Autor