Dossiê sobre crise socioambiental nos 3 anos de governo Bolsonaro
Dossiê sobre crise socioambiental nos 3 anos de governo Bolsonaro

Dossiê sobre crise socioambiental nos 3 anos de governo Bolsonaro

No marco de três anos da eleição de Jair Bolsonaro, o Sinal de Fumaça lançou um levantamento que organiza pontos-chave do desmonte da governança socioambiental e das políticas de redução de desmatamento no Brasil. 

O dossiê “Governo JB: Menos 30 anos em 3” mostra que a “boiada” é um projeto político anunciado ainda na campanha eleitoral e implementado desde o primeiro dia do governo Bolsonaro. O material foi elaborado tendo como base cerca de 450 conteúdos sistematizados, em formato de linha do tempo, a partir de outubro de 2018.

Na próxima semana, chefes de estado de centenas de países se reúnem na na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26) para discutir como barrar a emergência climática. O Brasil vem aumentando sua participação no problema com o crescimento das emissões de poluentes derivadas do desmatamento e da carbonização da matriz energética em função da crise hídrica, por sua vez vinculada às perdas florestais. 

Clique aqui para ler o “Governo JB: Menos 30 anos em 3” 

– – – –

Sinal de Fumaça – Monitor Socioambiental é uma linha do tempo interativa e bilíngue com foco na atuação do poder público e respostas da sociedade civil em temas relacionados à crise socioambiental brasileira. A ferramenta foi lançada no marco de dois anos das eleições presidenciais de 2018 para facilitar o monitoramento e compreensão das ações e omissões do governo nesta pauta. 

A curadoria de conteúdo é feita por uma equipe de jornalistas e comunicadores a partir de notícias publicadas em portais da imprensa nacional e internacional, canais oficiais de membros e órgãos de governo na internet e nas redes sociais, websites de ONGs, institutos de pesquisa e movimentos da sociedade civil organizada, além do Diário Oficial. Cada postagem informa a fonte original da informação. A atualização das postagens na linha do tempo é semanal. 

A ferramenta possibilita ainda a criação de linhas do tempo personalizadas a partir de editorias, temas e personagens escolhidos pelos usuários. Essa funcionalidade ajuda a conectar fatos, decisões e consequências sobre assuntos específicos. Sem a pretensão de cobrir todo o noticiário socioambiental, a ferramenta oferece conteúdo selecionado a pesquisadores, jornalistas, ambientalistas, ativistas, estudantes, professores, economistas, investidores, assessores parlamentares, organizações não-governamentais, coletivos e movimentos sociais.