Pandemia exaltou o valor da ciência contra o negacionismo
Pandemia exaltou o valor da ciência contra o negacionismo

Pandemia exaltou o valor da ciência contra o negacionismo

Um dos pesquisadores brasileiros mais reconhecidos no mundo, apontado pela revista Nature como um dos 10 mais influentes de 2019, observa que a Covid-19 evidenciou a importância da valorização da ciência. “Três ou quatro meses atrás, o negacionismo avançava no mundo todo, mas as pessoas estão voltando um pouco atrás. Toda a vez que temos um governo tosco, medíocre na sua formação e muito rudimentar na formação de políticas, o país vai sofrer”, afirmou.

Veja a entrevista completa aqui.

Nenhum de nós pode pensar que vai pegar o seu ônibus para o futuro independente dos outros, e não só estamos interligados como também temos deficiências e mostramos que estamos fracos sob vários aspectos”, avalia o físico Ricardo Galvão, professor da USP e ex-diretor do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Galvão foi exonerado do cargo de diretor do INPE em agosto de 2019, após a divulgação do crescimento do desmatamento na Amazônia. Na época, o presidente acusou o INPE de mentir sobre os dados, e declarou que “não tem desculpa para nenhum subordinado ao governo divulgar dado com esse peso de importância para o nosso Brasil”.

Bolsonaro também sugeriu que o cientista poderia “estar a serviço de alguma ONG” e questionou os dados divulgados pelo Inpe, que apontaram uma considerável aceleração do desmatamento na Amazônia no mês anterior.

A exoneração causou forte repercussão na comunidade científica brasileira e internacional. Após a exoneração, Galvão retornou ao posto de professor na USP e foi indicado ao “Nature’s 10”, premiação anual que prestigia os destaques na ciência.

Em outra entrevista (para a Revista Época), Galvão falou a respeito do desmatamento na Amazônia e de como o desenvolvimento sustentável, defendido pelo atual governo, não passa de falácia. Veja aqui.

Para ocupar o cargo de Galvão, Bolsonaro nomeou o interventor Darcton Policarpo Damião, oficial da Aeronáutica, que declarou, ao assumir, “que essa não era sua praia”.

Atualmente, o Comitê de Busca formado para a escolha do novo diretor do INPE prorrogou o prazo de inscrições devido a falta de interesse. Veja aqui.