SindCT lança livro sobre urna eletrônica brasileira

Fotos: Lucas Lacaz Ruiz / A13

Na sexta-feira, 1º de julho, o SindCT realizou o lançamento do livro Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira, de autoria da jornalista e assessora de imprensa do sindicato, Fernanda Soares Andrade.

O evento foi realizado na Câmara Municipal de São José dos Campos, com a presença de servidores do INPE, DCTA, Cemaden e AEB e de diversas autoridades locais, entre elas o diretor do Cemaden, Osvaldo de Moraes, dois ex-diretores do INPE, Ricardo Galvão e Gilberto Câmara, o ex-prefeito Carlinhos Almeida, as vereadoras Amélia Naomi, Juliana Fraga e Dulce Rita, o ex-vereador Wagner Balieiro, e representantes da OAB, da faculdade de direito da Univap, do Colégio COC, dos deputados Alencar Santana e Eduardo Cury e de movimentos sociais, sindicais e partidos políticos.

O destaque da noite foi a presença dos três servidores que participaram da criação da urna eletrônica: Antonio Ésio Salgado, Oswaldo Catsumi e Paulo Nakaya. Os familiares de Mauro Hashioka (já falecido), que também participou do desenvolvimento da urna, não puderam comparecer ao evento.

Os pesquisadores Oswaldo Catsumi, Paulo Nakaya e Antonio Ésio com a autora do livro

Em uma noite descontraída, a cerimônia foi comandada pelo vice-presidente do SindCT, Acioli de Olivo. Compuseram a mesa a vereadora Amélia Naomi, representando os vereadores da cidade, o presidente do SindCT, Fernando Morais Santos, o diretor do SindCT e idealizador do livro, Sérgio Rosim, o pesquisador do INPE, representando os desenvolvedores da urna eletrônica, Antonio Ésio (Toné) e a autora do livro, Fernanda Soares Andrade.

Os membros da mesa ressaltaram a importância do investimento em pesquisa científica e como esse investimento se traduz em benefícios para a sociedade. Já o pesquisador Toné relembrou alguns eventos ocorridos durante o desenvolvimento da urna eletrônica.

Para finalizar, a autora do livro fez a entrega de um exemplar autografado do livro para cada um dos desenvolvedores da urna e a noite seguiu com coquetel e autógrafos.

O SindCT agradece a todos que prestigiaram essa noite de sucesso e aos funcionários do sindicato que trabalharam para a realização do evento.

Esperamos que este livro traga luz sobre a seriedade e transparência nas eleições brasileiras com o uso das urnas eletrônicas.

Para quem quiser conhecer essa magnífica história, o livro Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira está disponível para download gratuito aqui.