INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DE FOGUETES

A presente edição foi patrocinada pelo SindCT, que generosamente manteve o conteúdo original sem qualquer intervenção editorial. A sua finalidade é a divulgação não comercial de uma faceta do desenvolvimento tecnológico do Brasil.
O autor retribui dessa forma o cuidado e o carinho familiares, o companheirismo no trabalho, a ajuda dos amigos, dos conhecidos e das instituições.
Todos os atos, não importando sua natureza, influíram na redação do texto, porque ele é um dos resultados da minha vida, que teve esse importante componente: meu exercício profissional no IAE.
Compartilho assim memórias vivenciais e técnicas, na tentativa de não deixá-las morrer. Nos últimos anos de trabalho no IAE, já não acreditava mais no efeito presente dos documentos técnicos que me empenhava em escrever, mas contava com as escavações dos arqueólogos do futuro, para trazer à luz as realizações alcançadas. Não se tratava de uma ambição pretensiosa ou vã. Era a
mesma atitude do náufrago ao lançar um pedido de socorro dentro de uma garrafa.
Era a mesma atitude daqueles que constroem uma arca com objetos e textos a serem abertos no futuro. Era o desejo de preservar e testemunhar um ideal que começou a tomar forma, e se encontrava ameaçado.
Pretendo também dar alento aos meus colegas de trabalho para que resistam até ouvirem a corneta da chegada da cavalaria. Muitas foram as perdas, mas não é possível desistir, nem que o último ato seja o de regar o solo em que a semente foi plantada. O ser humano tem a capacidade de vencer na última hora, de tornar o impossível possível, pela conjuração de sua vontade e pela mobilização de outras vontades, e é este o meu voto: que as vontades se alinhem e ressurja o Programa Espacial Brasileiro na área dos lançadores.