Não ao desmanche da C&T

Os Institutos Públicos de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia brasileiros estão mortalmente feridos. O diagnóstico? Destruição das instituições e órgãos de C&T, de seus quadros de pessoal e destruição de seu patrimônio moral.
Pesquisadores têm fechado atrás de si as portas dos laboratórios. Laboratórios têm sido fechados nos institutos e órgãos de pesquisa por falta crônica de verbas e de pessoal. A maioria deles não será reaberta, dadas as condições singulares da exigência de formação de profissionais bem-preparados nesta área. Resultado: décadas de retrocesso.
Dados de domínio público mostram que instituições de renome nacional e internacional, de mais de meio século de existência, perderam até dois terços de seus trabalhadores em duas décadas. O tiro de misericórdia foi disparado em 2018.
Os dois últimos governos (Temer e Bolsonaro, meados de 2016 até meados de 2022) destinaram os menores orçamentos da década para a C&T, e este orçamento ficará congelado por 20 anos, pela Emenda Constitucional 95, emenda do fim do mundo ou do teto dos gastos para o país.

Leia a cartilha completa aqui