RAPIDINHA 15

Unimed sem carência* para adesão de novos usuários

O SindCT informa que está aceitando, até o dia 30/10/2021, adesão de novos usuários para o Plano Unimed/SindCT sem carências, *com exceção de doenças ou lesões preexistentes.

Nosso plano fornece cobertura em todo o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Campos do Jordão, podendo ter a opção de modificar a área de cobertura para outras regiões do Brasil, abrangidas pela Unimed (exceto locais específicos para os quais a Unimed não faz o repasse por não ter acordo entre as operadoras).

Quando o usuário estiver fora de sua área de cobertura, o Plano Unimed/SindCT oferece atendimento de urgência e emergência nacional na rede Unimed.

O conveniado terá direito também, a partir de agora, ao serviço de transporte aéreo, que é a transferência para a rede local, caso o usuário esteja internado em hospital fora da sua região (distância superior a 100 km). Este serviço estará disponível para todos os conveniados e durante um ano será oferecido gratuitamente.

É disponibilizado também o serviço de Ambulância SOS Unimed para urgência e emergência (somente em SJC e Jacareí). Esse serviço é opcional e cobrado a parte: R$ 14,30 mensais por usuário que fizer a opção.

E o melhor: o valor do plano é o mesmo para qualquer faixa etária!

No SindCT, disponibilizamos funcionárias para auxílio e suporte dos sindicalizados com relação aos convênios fornecidos. Essas funcionárias podem ser contatadas pelos celulares: (12) 99685-7914 (Mirian) ou (12) 99781-3041 (Nayele) ou por e-mail: convenios2@sindct.org.br (Mirian) ou convenios1@sindct.org.br (Nayele).

IMPORTANTE: Este plano está disponível para sindicalizados atuais e para novos sindicalizados!

Para não sindicalizados: A sindicalização poderá ser efetuada no momento da adesão ao plano de saúde

Confira a tabela de valores para o período setembro/2021 até agosto/2022:

Reajuste anual do Plano SindCT/Unimed

Todos os anos, no mês de setembro, ocorre o reajuste dos valores do contrato do SindCT com a UNIMED.

De acordo com o contrato assinado entre o SindCT e a Unimed, o reajuste dos valores das mensalidades do plano deve se dar de acordo com a variação do IGPM no período de um ano, anterior ao mês do reajuste. Para avaliar o valor do reajuste, são realizadas reuniões internas, reuniões com a operadora, cálculos e propostas até chegarmos a um acordo, visando a melhor solução para nossos sindicalizados conveniados ao plano.

No período “setembro 2020 – agosto 2021” o IGPM sofreu uma grande variação, fora dos padrões, de 31,12%. Paralelamente, nossa taxa de sinistralidade (relação entre o número de procedimentos utilizados pelo conjunto de beneficiários e o valor total pago pelo SindCT para o plano de saúde, durante o período de um ano anterior ao reajuste) foi de 84%, um valor também alto, o que dificulta a negociação com os administradores da operadora.

Com muita negociação, a Unimed decidiu aceitar a utilização do IPCA nos cálculos do reajuste, além de trabalhar com sinistralidade em 76,71%. Com isso, foi conseguido um certo alívio, obtendo um reajuste de 8% (a inflação medida pelo IBGE para o período foi de 9,68%). Complementando o acordo, não houve reajuste para os valores dos tetos da coparticipação.

Com relação à taxa de administração, que não era reajustada desde a criação do convênio, foi necessário reajuste que, embora alto, foi abaixo da inflação de todo o período. A taxa de administração foi reajustada para R$ 20,00 por grupo familiar, para que seja possível manter as despesas administrativas executadas pelo SindCT.

Confira os benefícios do Plano SindCT/Unimed

SOS UNIMED:

A Unimed oferece o serviço SOS Unimed, atendimento médico no local da emergência, com remoção para hospital, em caso de necessidade. Para esse serviço é cobrado o valor mensal de R$ 14,30 por usuário do plano. Para aderir ao SOS Unimed, entre em contato com o SindCT.

TRANSPORTE AÉREO

A Unimed está disponibilizando um novo serviço, o Transporte Aéreo, para que o beneficiário do plano que estiver internado em hospital em local distante mais de 100 km de sua rede Unimed, possa ser transferido por via aérea. Para fazer a utilização desse serviço, é cobrada a taxa de R$ 1,00 mensal por usuário do plano. No ano de 2021 não haverá cobrança da taxa para utilização desse novo serviço.

CARTEIRINHA:

A Unimed deixou de emitir a carteirinha física do seu plano. A partir de agora, haverá apenas a carteirinha virtual, que pode ser acessada através do celular. Para os usuários que necessitarem da carteirinha física, será cobrada uma taxa de emissão, no valor de R$ 32,46 cada, quando da solicitação.

Reajuste salarial X Inflação

Os últimos reajustes concedidos às carreiras de C&T foram acordados com o governo federal durante o governo DILMA, no início de 2015: reajustes de 5% em 2016 e 5% em 2017, com retomada de negociação, em março de 2017, para os reajustes nos anos de 2018 e 2019.

Este acordo não foi respeitado pelo governo TEMER, que não permitiu a abertura de negociações sobre reajustes salariais.

O bloqueio também está sendo mantido no governo atual, BOLSONARO, para os SERVIDORES CIVIS.

Hoje temos o retorno da inflação alta e reajuste ZERO, inclusive para os próximos dois anos, ou seja, não há previsão de reajuste no orçamento da UNIÃO.

As perdas salariais dos servidores das carreiras de C&T já estão acumuladas em 46%, podendo ser ainda maiores.