RAPIDINHA 3

Chapa Resistir para conquistar é eleita para o triênio 2021-2024

Com 96% dos votos, a chapa Resistir para Conquistar foi eleita para comandar o SindCT nos próximos 3 anos. A declaração foi realizada pela Comissão Eleitoral ontem, dia 11 de março, logo após o encerramento da apuração dos votos.

Reunidos, os membros da Comissão Eleitoral deram início à verificação do quórum necessário. A eleição do SindCT só é válida se participarem da votação, no mínimo, 1/3 + 1 dos sindicalizados aptos a votar.

2398 servidores estavam aptos a votar, sendo 850 maiores de 70 anos (voto facultativo, contabilizando para efeito de quórum apenas os que participarem espontaneamente do processo eleitoral) e 1548 menores de 70 anos (obrigatório para contagem de quórum).

Ao todo, 661 servidores do DCTA, INPE, CEMADEN e AEB participaram do pleito sendo, 191 destes, maiores de 70 anos. Desta forma, o quórum mínimo exigido para legalidade da eleição ficou definido em 581 votantes.

Atingido o quórum, a Comissão realizou a contagem dos votos e declarou eleita a chapa Resistir para Conquistar que obteve 637 votos. Houve o registro de 14 votos em branco e 10 nulos.

Devido à pandemia do coronavírus, a eleição deste ano foi realizada de forma eletrônica e via Correios. A Comissão Eleitoral recebeu 414 votos via Correios e 247 votos eletrônicos. Apesar de possuir duas opções de voto, o sistema eleitoral implementado impediu o voto em duplicidade, além de garantir o sigilo do voto dos eleitores.

Embora apenas uma chapa tenha se inscrito para concorrer, todo o processo eleitoral precisa ser realizado para cumprimento das normas estatutárias do SindCT.

Mesmo enfrentando as dificuldades causadas pela pandemia, tivemos uma expressiva participação dos servidores neste pleito.

A Comissão Eleitoral e a Chapa eleita agradecem a participação de todos.

Veja o balanço da votação

Dashboard eleição SindCT 2021

Compromisso da nova diretoria

Em seu manifesto, a diretoria eleita se compromete a ampliar suas ações em benefício dos servidores das instituições que representa, além de atuar na defesa dos institutos.

As principais propostas de ação da nova diretoria estão assim elencadas:

1) Buscar recomposição salarial para as Carreiras de C&T;

2) Aprimorar a estrutura do atendimento jurídico ao sindicalizado;

3) Aperfeiçoar os canais de participação dos servidores aposentados nas atividades do sindicato buscando atender suas necessidades;

4) Desenvolver campanhas de esclarecimento e conscientização sobre ações do governo federal que afetam os servidores públicos, como a reforma administrativa, a retirada de direitos adquiridos do servidor, a extinção de Carreiras de Estado como as de Ciência e Tecnologia e o deslocamento dos aposentados de nossas carreiras para o INSS;

5) Atuar em conjunto com entidades nacionais contra os ataques do Governo Federal aos servidores públicos e às instituições públicas;

6) Manter e ampliar a atuação dos meios de comunicação do SindCT na produção e divulgação de material impresso e audiovisual sobre a atuação profissional da nossa base e de materiais relevantes ao seu desenvolvimento social, cultural, político e sindical.;

7) Ampliar a participação do associado em todas as mídias do SindCT, seja comentando ou assinando artigos no portal, participando de entrevistas sobre as atividades da vida profissional e incentivando e apoiando a publicação de livros e artigos externos;

8) Monitorar os movimentos do Governo Federal no que tange ao INPE, CEMADEN e DCTA, impedindo interferências indevidas, denunciando arbitrariedades, exigindo reposição de quadros e acompanhando a tramitação das Leis Orçamentárias Anuais em busca de obter os recursos orçamentários necessários a nossas instituições;

9) Estreitar as relações com o Congresso Nacional e desenvolver atuação permanente com o acompanhamento da tramitação de projetos de lei de interesse da categoria, pautar ações legislativas e fornecer subsídios aos parlamentares sobre as atividades de nossas instituições.

Mensagem da Chapa Resistir para Conquistar

Para nós, o fato de apenas uma chapa ter se inscrito, representa um voto de confiança de nossos associados e apoio às sucessivas gestões anteriores.

As conquistas dos servidores públicos de nossas instituições, DCTA, INPE e CEMADEN, a defesa intransigente das mesmas, o respeito e a projeção que o SindCT tem conquistado junto aos seus congêneres, às sociedades científicas e ao Congresso Nacional e a lisura no trato dos recursos advindos das mensalidades dos nossos associados foram determinantes para que nossa base sinalizasse para que sigamos no caminho até aqui trilhado.

Mas a exclusividade faz nos assumir uma responsabilidade ainda maior, pois o cenário político em que estamos imersos torna o desafio de ampliar estas conquistas uma tarefa de grande magnitude.

O último grande salto salarial obtido para os integrantes de nossas carreiras ocorreu em 2008/2009 e de lá para cá os reajustes pontuais foram obtidos a conta-gotas, não conseguindo repor as perdas inflacionárias acumuladas que já alcançam 48,26%.

Por outro lado, o atual governo escolheu o servidor público federal como alvo de sua cruzada, tentando desqualificar e interferir na gestão de instituições como INPE, IBAMA e IBGE, estrangulando-as na reposição de recursos humanos e destinações decrescentes de recursos orçamentários e com propostas de ações legislativas com um claro viés de desmonte do serviço público federal como, por exemplo, a reforma administrativa.

Pretendemos honrar o voto de cada servidor e, com a participação de todos, buscaremos sobrepujar todos os entraves ora enfrentados.

Mensagem do presidente eleito

Com muita satisfação, agradeço cada voto depositado em nossa chapa. Para mim, isso representa a confiança dos servidores do DCTA, CEMADEN, INPE e AEB nos trabalhos que o sindicato vem realizando ao longo dos anos.

Vivemos um momento histórico muito difícil. Além da pandemia, enfrentamos um governo que não possui interesse em investir em ciência e tecnologia e, pior, ainda quer acabar com o serviço público!

Nossa luta será árdua, mas não vamos esmorecer. O apoio obtido nessa eleição nos dará forças para enfrentarmos qualquer combate! Juntos, somos mais fortes!

Conheça a nova diretoria do SindCT

Chapa Resistir para Conquistar

Reunião de Aposentados e Pensionistas - Pandemia