Rapidinha 2 – 22/03/2022

Imposto de Renda 2022 dos Servidores do DCTA

SÃO 6 ANOS SEM REAJUSTE DA TABELA PROGRESSIVA DE IMPOSTO DE RENDA

Como todos os anos, os servidores do DCTA fazem suas declarações de renda ao voraz “leão” da receita federal, ou seja, pagar imposto devido ao fisco do governo.

Ocorre que neste ano muitos servidores do DCTA que adiantaram cumprir mais esta obrigação enviando as declarações nos primeiros dias, foram surpreendidos quando fizeram a checagem no sistema do site da receita federal e verificaram que a declaração continha erro. E descobriram o erro: No site da receita federal afirmava que o servidor tinha recebido valor muito maior do que estava declarando, assim, correndo o risco de estar cometendo talvez algum crime tipo sonegação, falsa declaração ou algo assim, o que não faz parte do perfil do servidor do DCTA.

O que ocorreu: O DCTA, por falha que desconhecemos e o DCTA não divulgou, informou à receita valores muito maiores que o realmente recebido, daí a possível encrenca para o servidor. Malha fina, visita ao fisco, agendamento na receita, atraso na restituição e outros problemas mais.

Mas porque ocorreu mais esta falha com o servidor civil? (não temos informação de que tenha ocorrido com o servidor militar) Falha de chefia? Falha de supervisão?

A realidade: Falta pessoal civil especializado como tínhamos anos atrás e hoje com a maioria aposentada e sem substituições. A máquina funcionava muito bem, desde que as chefias maiores não dessem palpites errados, alterassem situações ou fizessem comunicados errados.

Cabe lembrar o caso do imposto de renda da GATA retroativo, anos 90, onde o Chefe do RH do DCTA na época informou, e muitos ainda têm o informativo, inclusive na justiça, de que o retroativo era ISENTO. O resultado foi um inferno na vida de muitos servidores. Temos ainda hoje servidores que tem seus bens bloqueados pela justiça. É muito bom lembrar esta tragédia na vida de muitos deles.

Hoje o DCTA para “suprir” a falta de pessoal, coloca militares em funções para as quais não são especializados e nem longamente treinados no dia a dia, alguns deles da reserva, com a regra do tempo certo, de até 8 anos”, recebendo o auxílio pela função. No INPE são vários servidores aposentados que fazem trabalho voluntário gratuito, pela instituição e pela ciência, mantendo o padrão de qualidade no serviço.

DCTA: CONCURSOS JÁ, PARA COBRIR O DÉFICIT DE MAIS DE 1000 CARGOS FECHADOS POR APOSENTADORIAS E ÓBITOS.

REPOSIÇÃO SALARIAL EMERGENCIAL DE 19,99% JÁ!

CAMPANHA SALARIAL E DE LUTAS 2022

ABERTURA DE MESA DE NEGOCIAÇÃO. PERDAS DE 65,93% EM 5 ANOS.

É hora de lutar, e isso vale para Servidores Federais, Bolsistas, Estagiários, Terceirizados. Todos em defesa da C&T e seus institutos.

É hora de servidores públicos, bolsistas, estagiários e terceirizados se unirem e apoiarem esta campanha que não é só por salário, mas também pela continuidade das instituições como INPE, DCTA, CEMADEN, AEB e outras pelo Brasil afora. O movimento é nacional e geral. Sem as instituições de C&T não tem mestrado, doutorado, estágio e etc…

As bolsas de C&T para os nossos bolsistas, pagas pelo governo federal, não têm reajuste há mais de 6 anos e o número de bolsas foi muito reduzido. Reduziu-se a verba do CNPq e CAPES.

Os recursos para a manutenção destas instituições foram drasticamente reduzidos, não tendo estas, às vezes, verba para mandar cortar a grama, tapar goteiras etc.

A abertura de concursos para preencher as muitas vagas abertas por aposentadorias e falecimentos parece não ser prioridade dos últimos governos, parecendo, e deve ser, uma ordem maior de destruir a ciência e tecnologia no Brasil.

Estamos sem concursos, sem verbas, sem contratações e, ultimamente, com ataques às instituições e seus trabalhos.

Como fazer ciência e tecnologia sem verbas, sem pessoal, sem salários dignos e ainda ser criticado pelo governo na figura de seu presidente? Para onde irão os bolsistas e os futuros interessados em fazer mestrado, doutorado e pós doc no Brasil? Com as instituições tratadas à míngua, como ter estagiários? E os terceirizados? Anos atrás, fazendo uma função de responsabilidade, um terceirizado recebia algo em torno de 4 mil reais; hoje recebe salário-mínimo e só.

Por isso, o SindCT conclama a todos, todos mesmo, a lutarem esta luta, a apoiarem aqueles que estão na linha de frente, e isso passa por pensar no fortalecimento das instituições de C&T, brigarmos por concursos, e por mais verbas. A hora é agora e temos que fazer pressão em cima deste governo, se assim podemos chamar de governo, para abrir negociação, onde nossa pauta nacional é longa e justa.

5 ANOS SEM REPOSIÇÃO DAS PERDAS INFLACIONÁRIAS.

No orçamento anual de 2022 tem 30 Bilhões separados para o “orçamento secreto”, que serve unicamente aos parlamentares que controlam bancadas de deputados e senadores e possam aplicar onde entenderem, sem divulgar e aplicar em seus “currais” eleitorais. Vergonhoso, e para isso tem muito dinheiro, para a C&T não tem.

Em tempo: dizer que não tem dinheiro é mentira. Paga-se aos bancos e rentistas internacionais, anualmente, mais de 50% do orçamento da união, hoje em mais de 2,3 TRILHÕES de Reais. Uma dívida que muitos duvidam que seja assim e a maioria questiona.

NO DIA 23 DE MARÇO A PARTIR DAS 07H30 DA MANHÃ HAVERÁ NOVO ATO NA PORTARIA DO INPE E PARALISAÇÃO NACIONAL.

O SindCT CONVOCA OS SERVIDORES, BOLSISTAS E ESTAGIÁRIOS A APOIAR ESTA MANIFESTAÇÃO.

COMPAREÇA.

A UNIÃO NOS DÁ FORÇA.