Rapidinha 11 – 30/06/2023

Fórum de C&T elabora proposta de nova tabela salarial

O Fórum de C&T, após a aplicação do reajuste emergencial de 9% para todo o funcionalismo, tem se reunido toda semana para elaborar uma proposta de nova tabela salarial para as carreiras de C&T.
A proposta apresenta ajustes nos vencimentos básicos, GDACT, RTs e GQs.
Entendendo a proposta:
A tabela de nível superior teve os últimos três pisos suprimidos. O Nível I, Classe 2, da tabela de Nível Superior passa a ser o novo piso do nível superior, sem modificação no teto da tabela.
No nível intermediário, a tabela foi elevada em dois níveis.
Titulações e GQs foram atualizadas, voltando aos percentuais históricos aplicados, sendo:

• 27% – aperfeiçoamento/especialização e GQ1,
  • 52,5% – mestrado e GQ2,
  • 105% – doutorado e GQ3.

Por fim, com os ajustes realizados a GDACT também retorna ao percentual histórico de 50% do vencimento básico. Exceção para os aposentados anteriores à lei de criação da GDACT (que atualmente recebem 50 pontos). Para esses, a GDACT será 25% do valor do vencimento básico (o mesmo que 50% da GDACT dos servidores da ativa, como na época da conquista da gratificação para os aposentados).
Na próxima quarta-feira, 5 de julho, às 8h30, haverá assembleia na portaria do INPE para prestar esclarecimentos sobre a composição da proposta de nova tabela salarial e deliberação da proposta encaminha pelo Fórum de C&T.
Participe e traga seus colegas de trabalho!

ASSEMBLEIA GERAL

5 DE JULHO
(quarta-feira)
às 8h30
na portaria do INPE

Pauta:

• apresentação da tabela salarial proposta pelo Fórum de C&T
  • deliberação sobre a proposta do Fórum de C&T

Nível Superior

Alterações propostas:

1) A tabela de nível superior teve os últimos três pisos suprimidos.
2) O Nível I, Classe 2, da tabela de Nível Superior passa a ser o novo piso do nível superior, sem modificação no teto da tabela.
3) Titulações foram atualizadas, voltando aos percentuais históricos aplicados, sendo:

• 27% – aperfeiçoamento/especialização,
  • 52,5% – mestrado,
  • 105% – doutorado.

4) Com os ajustes realizados a GDACT também retorna ao percentual histórico de 50% do vencimento básico. Exceção para os aposentados anteriores à lei de criação da GDACT (que atualmente recebem 50 pontos). Para esses, a GDACT será 25% do valor do vencimento básico (o mesmo que 50% da GDACT dos servidores da ativa, como na época da conquista da gratificação para os aposentados).

Nível Médio

Alterações propostas:

1) A tabela foi elevada em dois níveis.
2) GQs foram atualizadas, voltando aos percentuais históricos aplicados, sendo:

• 27% – GQ1,
  • 52,5% – GQ2,
  • 105% – GQ3.

3) Com os ajustes realizados a GDACT também retorna ao percentual histórico de 50% do vencimento básico. Exceção para os aposentados anteriores à lei de criação da GDACT (que atualmente recebem 50 pontos). Para esses, a GDACT será 25% do valor do vencimento básico (o mesmo que 50% da GDACT dos servidores da ativa, como na época da conquista da gratificação para os aposentados).

Nível Auxiliar

Alterações propostas:

1) A tabela atual para o nível auxiliar apresenta valores de GDACT superiores a 50% do vencimento básico correspondente. Na tabela proposta, foi realizado um ajuste para que o vencimento básico se tornasse duas vezes o valor da GDACT.
2) GQ foi atualizada, voltando ao percentual histórico aplicado, sendo:

• 27% – GQ1

Compareça à Assembleia Geral nesta quarta-feira, 5 de julho, às 8h, na portaria do INPE e tire suas dúvidas!