Rapidinha 12 – 05/07/2023

A luta pela recuperação salarial dos servidores do DCTA, INPE, AEB e Cemaden

Após discussões, o Fórum de C&T, do qual o SindCT faz parte e é a secretaria-executiva, construiu proposta de reposição das perdas salariais que ocorreram entre 2010 e 2023, descontados os reajustes de 2013, 2014,2015 e 2023.
A tabela a ser apresentada ao governo, se aprovada pelas bases das entidades que compõem o Fórum, procurou iniciar o mecanismo de reposição salarial e ao mesmo tempo ter formato tal que seja aceito pelos interlocutores do Ministério da Gestão de Pessoal e Relações de Trabalho.
Nossas perdas no período de janeiro de 2010 a maio de 2023 chegam a 58,01% pelo IPCA, descontados reajustes concedidos e já considerando os 9% de maio último.
Fica claro a todos e todas que teremos muita luta pela frente, mesmo considerando a boa vontade do atual governo, mas se, até meses atrás tínhamos a emenda 95, ou “a emenda do fim do mundo” que congelava nossos salários por até 20 anos, que só poderia ser revisada em 10 anos, a partir de 2026, ou seja, aniquilação do funcionalismo. Hoje temos o projeto de lei chamado “ARCABOUÇO FISCAL”, que dá uma aliviada, mas com condicionais, ou seja, os servidores têm uma chance, mas para isso temos que nos mobilizar, lutar e nos manter juntos com todo o funcionalismo Federal.
O Congresso Nacional hoje tem o perfil de maioria de direita e ultradireita. E esse segmento ideológico não vê o funcionalismo com “bons olhos”.
VOTOU CERTO? VOTOU ERRADO? Temos que nos aperfeiçoar.

Tabela comparativa nível superior

ATENÇÃO: As colunas apresentam a remuneração total, contando vencimento básico, GDACT integral e a respectiva RT.
Itens individuais não integram os valores desta tabela.

Tabela comparativa nível intermediário

ATENÇÃO: As colunas apresentam a remuneração total, contando vencimento básico, GDACT integral e a respectiva GQ.
Itens individuais não integram os valores desta tabela.

Tabela comparativa nível auxiliar

ATENÇÃO: As colunas apresentam a remuneração total, contando vencimento básico, GDACT integral, com ou sem GQ. Itens individuais não integram os valores desta tabela.

Reunião de aposentados e pensionistas

Próximas reuniões:
14 de julho
11 de agosto
15 de setembro

As reuniões acontecem sempre às 14 horas da 2ª sexta-feira do mês, na sede do SindCT
(rua Santa Clara, 432 – Vila Adyanna)