Rapidinha 14 – 18/09/2023
Rapidinha 14 – 18/09/2023

Rapidinha 14 – 18/09/2023

Campanha Salarial

Assembleia aprova por unanimidade deliberações

No dia 14 de setembro, o SindCT realizou assembleia deliberativa para tratar dos trâmites da Campanha Salarial 2023, bem como definir sobre temas pertinentes aos interesses da categoria. No final, encaminhou para votação algumas decisões a respeito dos próximos passos.
Num primeiro momento, o presidente do SindCT, Fernando Morais, passou informes sobre as negociações em Brasília. Falou que o Governo vai receber as lideranças das carreiras de C&T no dia 6 de novembro, sexta feira. “Na ocasião desta reunião, já agendada, vamos apresentar nossa proposta que é consistente, e que teve sua formulação amplamente discutida no Fórum de C&T. Trata-se de um pacto financeiro estruturante”.
No mesmo dia 13/09, o Fórum de C&T esteve reunido em Brasília, discutindo assuntos de interesse da carreira. Houve reunião com o Secretário-Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia Luiz Fernandes para discutir as pautas e a operacionalidade da relação do Governo com os servidores sobre as negociações.
O Governo dividiu as negociações em três grupos:
Mesa Nacional de Negociação Permanente: Decisões “macro”, onde participam as entidades Fonasefe, Condsef e Fonacate, além das centrais sindicais.
Reuniões Setoriais: são reuniões com o ministério da respectiva carreira, que não tem geração de impacto financeiro. São pautas internas.
Mesa de Negociação com as Carreiras: Por exemplo, é a que vai acontecer em 6 de novembro com a C&T.
De acordo com informações divulgadas na Assembleia, estão acontecendo muitas negociações e existe uma forte batalha para conseguir o chamado Aviso Ministerial, emitido por um Ministro e que tem por objetivo angariar de forma oficial o apoio de ministros para os objetivos pleiteados.
O presidente do SindCT ratificou veementemente a importância da presença de mais servidores nas assembleias e nas mobilizações como um todo; conclamou a todos os presentes na Assembleia que conversem com colegas de trabalho. “Precisamos de apoio nesse momento, para mostrar força”.
Por fim, em votação unânime, sem abstenções, foi deliberado:
Acompanhar as deliberações do Movimento Nacional
Acompanhar os indicativos das paralisações e greve do Movimento Nacional
Fazer caravanas quando formos chamados pelo Movimento Nacional para Brasília
No dia 15/09, final da tarde, representado pelo seu presidente e mais dois diretores, o SindCT se deslocou até Campinas para encontrar com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, com o objetivo de apresentar a ele os pleitos da categoria. Na ocasião o Ministro recebeu os diretores do SindCT, recebeu nossa proposta, acusou recebimento e se comprometeu em atender nosso pleito (emitir aviso ministerial para a Ministra Ester Dwek, do MGI).

Reunião de aposentados e pensionistas

Próximas reuniões:
20 de outubro
10 de novembro
8 de dezembro

As reuniões acontecem sempre às 14 horas da 2ª sexta-feira do mês, na sede do SindCT
(rua Santa Clara, 432 – Vila Adyanna)