Rapidinha 19 – 28/12/2023

Prezadas sindicalizadas e prezados sindicalizados, mais um ano que finda, outro ano que se delineia em nossas vidas e em nossas lutas. É o ciclo natural da vida que continua, apenas com registro da continuidade na luta pelos ideais, direitos e objetivos.

Lamentavelmente vivemos um ano marcado por guerras e violências, seja contra o ser humano ou contra a natureza, mas isso não pode e nem vai nos deixar imóveis na luta contra isso, de uma forma ou de outra.

Para nós, servidores públicos federais ainda não temos o que efetivamente comemorar neste ano que finda, pois no campo salarial, o que nos foi oferecido pelo governo federal, até o dia de hoje, é ZERO de reajuste linear para 2024 e algumas migalhas para 2025 e 2026. O funcionalismo federal não foi atendido nas reivindicações apresentadas ao governo. Temos perdas acumuladas ao longo dos últimos anos, principalmente a partir de 2017 até 2022. O governo quer que mostremos que sabemos lutar pelo que nos é de direito e vamos fazê-lo, temos que nos mobilizar para conquistar.

Para o início de 2024, o servidor e a servidora federal vai precisar atender ao chamamento dos seu sindicatos e federações, comparecendo aos atos, às assembleias e as caravanas em direção a Brasília nos dias de grande importância para a luta, que vai também prosseguir com intensidade seja nos institutos e repartições, na porta de ministérios, no Congresso Nacional e até mesmo na porta do palácio do Planalto, para PRESSIONAR quem quer que seja, para buscarmos nossos objetivos.

Diferentemente dos trabalhadores da iniciativa privada, onde as questões normalmente se resolvem com forte pressão nas portas das fábricas, nós do serviço público temos que agir em duas frentes: Com a participação dos servidores que se mobilizam, através das assembleias, atos, paralisações e caravanas, como também com a busca de apoio e interlocução em Brasília, pois é lá que está o núcleo de decisão sobre nossas vidas laborais. As duas frentes se apoiam e se completam, e nós precisamos das duas, nos momentos certos.

Cabe lembrar que as mesas de negociações salariais específicas, uma delas da Ciência e Tecnologia, estão abertas e, no nosso caso, aguardando a contraproposta do governo ao que apresentamos no final de outubro, no Ministério da Gestão (MGI). Quando do chamamento para esta resposta do governo precisamos estar mobilizados e preparados para lutarmos pelo que é nosso. Assembleias e caravanas deverão ser implementadas. As entidades que compõem o FÓRUM de C&T certamente farão o mesmo em suas bases.

Todos juntos, todos participando, teremos muito mais força para pressionar ao governo.

Acompanhe as convocações do SindCT em nosso site e em nossas outras formas de comunicação.

No Banhado, em São José dos Campos, existe uma disputa judicial da prefeitura contra centenas de moradores do local, hoje conhecido na região como Jardim Nova Esperança.

Cerca de 120 moradias estão dentro do que foi em 2012 transformado no chamado de Parque Municipal Natural do Banhado, sendo que antes foi registrado como APA (área de proteção ambiental)a partir de 2002. Ocorre que desde os anos 1950 que esta área foi ocupada por cidadãos de baixa renda para poderem morar, e lá ficaram até hoje (outros se retiraram recentemente do local). Nos anos 1950 aquela área era um nada para a administração pública, numa cidade pobre, que só veio a começar a se desenvolver com a criação do CTA, hoje DCTA.

Recentemente as investidas da prefeitura para desocupar as 120 moradias que estariam dentro do “parque” recém-criado (2012), se intensificou, tanto judicialmente como pela aplicação de força policial.

Os moradores têm recorrido das investidas e resistido legal e fisicamente. Cabe dizer que existe um projeto ambiental a nosso ver bem-feito, que permite que se conserve o espaço com as moradias, ficando claro que, como nas terras indígenas, quem melhor cuida e protege o local são os moradores, e no caso, que estão lá há mais de 70 anos.

O SindCT, neste ano que finda, deseja a todas e todos, que o ano de 2024 seja um ano de lutas e conquistas, de esforços e vitórias, e para isso, o SindCT conta com a sua participação e apoio e agradece a confiança depositada em nosso sindicato, diretores, funcionários e jurídico.

QUE VENHA 2024.