Rapidinha 15 – 26/09/2023

Tribunal Federal homologa acordo dos 3,17% após 23 anos de disputa Judicial

Depois de mais de duas décadas de batalhas legais, a União e o SindCT finalmente chegaram a um acordo sobre os 3,17%. O litígio, que perdurou por mais de 23 anos, envolveu cálculos relacionados a esse percentual.

O julgamento favorável pela Justiça Federal, que chegou até o Superior Tribunal de Justiça (STJ) em Brasília, estabeleceu o direito dos servidores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) a receberem o valor expurgado de seus salários no período de janeiro de 1995 a junho de 2000.

A fase de cálculos começou com o SindCT apresentando cálculos completos, já que a União não havia fornecido informações sobre os valores pagos administrativamente. Posteriormente, a União forneceu fichas financeiras confirmando os pagamentos administrativos dos 3,17%, o que resultou em uma compensação desses valores no cálculo final.

Os critérios para os cálculos foram estabelecidos após várias reuniões entre os advogados da União, os advogados do SindCT e seus departamentos de cálculos, garantindo a apuração correta de 100% dos valores.

Após esse consenso no método dos cálculos, foi assinado um acordo judicial, que agora foi homologado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. O acordo beneficia um total de 1.574 servidores, representando um montante de 34,6 milhões de reais que serão injetados na economia do Vale do Paraíba.

O processo seguirá um trâmite burocrático no Tribunal e deverá retornar à 2ª Vara Federal de São José dos Campos para que sejam definidos os detalhes do pagamento e a forma de levantamento dos valores pelos servidores e pensionistas.

É crucial que os servidores e pensionistas mantenham seus dados cadastrais atualizados na Secretaria do SindCT, incluindo e-mail e WhatsApp, para garantir o recebimento adequado das informações.

Além disso, é de extrema importância que os servidores e pensionistas estejam cientes dos seguintes pontos:

1. Os únicos números de telefone válidos para contato são: PABX: (12) 3904-6655; Departamento Jurídico: (12) 3904-6650 e Departamento Sindical: (12) 3904-6668. Não forneça informações pessoais a partir de outros números, e certifique-se de que esses são os únicos números autorizados pelo SindCT.
  2. Em caso de contato de um número de telefone não autorizado, não compartilhe informações pessoais, dados bancários, endereço ou telefone. Em vez disso, procure pessoalmente o SindCT.
  3. Se alguém solicitar dinheiro, depósito ou pagamento em nome do SindCT relacionado a esses processos, não realize nenhum pagamento e entre em contato imediatamente com o Departamento Jurídico do Sindicato.
  4. O SindCT respeita a confidencialidade das informações de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Esse acordo representa um marco significativo para os servidores envolvidos e encerra um longo período de disputa judicial, proporcionando finalmente a resolução desse importante assunto.