Rapidinha 2 – 18/01/2024

Na manhã desta quinta-feira, 18 de janeiro, foi convocada assembleia para análise, discussão e votação da proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo federal, onde propõem 0% de reajuste em 2024; 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026.

Será também a oportunidade de se avaliar a proposta que FONASEFE, FONACATE e CONDSEF apresentarão em reunião plenária no final deste mês, para aprovação, ou não, por parte das entidades que as compõem. Serão propostos percentuais de reajuste linear em três anos para todos os servidores federais ativos, inativos e pensionistas nos seguintes percentuais: 6,4% em 2024, 10,52% em 2025 e 10,2% em 2026. O SindCT participará desta reunião plenária.

A assembleia foi aberta pelo presidente do SindCT às 8h30, mas não havendo quórum regimental, a abertura foi adiada para as 9h, como o quórum existente. Participaram da Assembleia cerca de 60 servidores do INPE, DCTA e Cemaden.

Após a apresentação das argumentações por parte do presidente do sindicato, mais 3 servidores fizeram uso da palavra e todos dissertaram na mesma linha de propositura:

1. Rejeitar a proposta do governo e
  2. Aprovar, com restrição, a proposta do movimento sindical unificado.

Colocado em votação o primeiro item, este foi aprovado pela quase totalidade dos presentes, exceto por uma abstenção.

Colocado em votação o segundo item, este foi aprovado por unanimidade pelos presentes.

Foi esclarecido que a restrição inserida neste segundo item é que a proposta do movimento sindical unificado deve conter também a questão das mesas temporárias específicas que, no caso da C&T, terá como tema a recomposição das nossas tabelas salariais.

Após estas votações a assembleia foi encerrada pelo presidente do SindCT às 9h55.

Esclarecendo: No caso da C&T, já temos proposta apresentada ao Ministério da Gestão e aguardamos a contraproposta. (veja anexos abaixo).

Descartou-se a necessidade de se apresentar, ou discutir, a proposta dos benefícios, por serem de abrangência etarista e de responsabilidade do próprio governo.

Justificativa

Tabelas