Rapidinha 4 – 29/02/2024

Nessa quarta-feira, 28 de fevereiro, às 14h30, o presidente do SindCT, Fernando Morais, participou de mais uma rodada de negociação salarial com o governo, na Mesa Nacional de Negociação Permanente – MNNP do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI.

Nessa reunião é discutido o reajuste geral de todo o funcionalismo.

O movimento sindical se reuniu previamente, na manhã do mesmo dia, para articular as falas e o que seria apresentado ao governo.

A reunião da MNNP foi realizada no prédio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, com a presença dos secretários José Feijoó e José Celso, das Relações de Trabalho e Gestão de Pessoal, representantes de vários Ministérios, além de diversos assessores. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI não enviou representante para essa reunião.

A reunião foi iniciada com o secretário José Feijoó informando: “ainda não tenho uma resposta para dar ao movimento sindical sobre a contraproposta apresentada no dia 31 de janeiro”. A referida contraproposta solicita reajuste linear de 10% em 2024, 10% em 2025 e 10% em 2026.

Feijoó explicou que o governo federal tem interesse em aplicar um reajuste salarial para todo funcionalismo, mas que ainda não é possível determinar quanto e quando, pois depende da arrecadação do governo. Mesmo assim, Feijoó foi otimista, informando que a arrecadação, no momento, é positiva e, caso continue assim, no meio do ano o governo terá condições de aplicar um reajuste salarial geral.

O movimento sindical fez uma série de questionamentos aos secretários, entre eles o ressarcimento de plano de saúde. A solicitação é que o ressarcimento seja transformado em benefício (assim como auxílio-creche e auxílio-alimentação, por exemplo) e extensivo a todos, mesmo aos que não possuem plano de saúde contratado.

O SindCT esclareceu ao diretor de RH, ao término da reunião, que esse ressarcimento, transformado em auxílio aos que não possuem plano de saúde, beneficiaria os servidores, ajudando nos gastos com remédios, o que também é considerado despesa com saúde.

Também foi solicitada a prorrogação do prazo de comprovação dos pagamentos de plano de saúde, para justificar o recebimento do ressarcimento saúde. O prazo atual é hoje, 29 de fevereiro, via sistema virtual ou através dos Rhs das instituições.

Lembramos ao secretário que, em anos anteriores, o prazo final para entrega da documentação era abril. Feijoó entendeu a situação e afirmou que este pleito será atendido. Hoje já foi publicada a prorrogação dessa entrega (leia aqui).

ATENÇÃO: Para servidores sindicalizados ao SindCT que possuem convênio médico do sindicato, a documentação necessária para a comprovação do pagamento já foi entregue aos Rhs do DCTA, INPE e Cemaden pelo próprio SindCT.

Uma nova rodada de negociação será agendada.

É importante que os servidores se mobilizem, atendam às convocatórias dos sindicatos e participem das ações da Campanha Salarial.

No dia 5 de março, as carreiras de C&T farão um Ato em Brasília, em frente os Ministérios MCTI e MGI cobrando a pauta específica da C&T.

O SindCT está enviando um ônibus, já lotado, para participar do Ato. Outras entidades representativas das carreiras de C&T também já confirmaram o envio de ônibus e vans, além da participação dos servidores que trabalham em Brasília.