Rapidinha 7 – 26/09/2025
Rapidinha 7 – 26/09/2025

Rapidinha 7 – 26/09/2025

O SindCT, em conjunto com o FÓRUM de C&T, por deliberação deste coletivo de entidades, realizou no dia 24 de setembro, Ato em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal, das carreiras, dos servidores e das instituições que fazem parte da C&T no Governo Federal.

O mote principal deste dia de manifestação é a atual situação pela qual passam as unidades de pesquisa, autarquias, agências e outros institutos, especialmente os que estão sob a administração do MCTI.

O que ocorre é que não há recursos para as instituições e agências com a justificativa de que se precisa de adequação ao ajuste fiscal imposto ao país pelo Congresso Nacional, e que agrada aos rentistas, bancos e investidores internacionais.

O ato em si, apesar da divulgação, teve presença abaixo da esperada, o que se deve principalmente ao fato de haver o trabalho remoto, ou “home office”, mas cabe ressaltar que os que lá compareceram (foi na portaria do INPE, como de costume), permaneceram e se manifestaram.

Entendemos que apesar de público menor que o esperado, o ato foi positivo.

O SindCT realizou também assembleia deliberativa onde a diretoria do sindicato pediu autorização para impetrar ação judicial para recuperar perdas no PASEP de inúmeros servidores.

A solicitação foi aprovada por unanimidade e agora o processo seguirá os caminhos judiciais. Cabe lembrar que a ação é contra o Banco do Brasil e por isso deve ser significativamente mais rápido todo o processo.

Os servidores que estarão neste primeiro grupo deverão ser chamados para assinar autorização individual para que se entre com Ação Judicial em seu nome.

Para maiores detalhes teremos em nosso site (sindct.org.br) a ata completa da assembleia.

Os diretores Sérgio Rosim e Edmilson Ribeiro estiveram na segunda feira, dia 22 de setembro, com o Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores, Edinho Silva, ocasião em que apresentaram solicitação de apoio aos nossos pleitos: concursos, salários, verbas para as nossas instituições e um pedido para que o Presidente do PT consiga uma audiência do SindCT com o Presidente Lula, pleito que estamos tentando há algum tempo.

O Sr. Edinho ouviu nossos diretores por cerca de uma hora, fez perguntas e se comprometeu a tentar encaminhar nossa pauta apresentada. Aguardemos e cobremos.

O SindCT e o FÓRUM de C&T conseguiram audiência com o Deputado Carlos Veras do PT de Pernambuco, que é atualmente o 1o Secretário da Câmara dos Deputados. Na ocasião nossos representantes apresentaram os pleitos que sempre defendemos e os objetivos que buscamos. Solicitaram também que o deputado/secretário, consiga que o FÓRUM de C&T (SindCT incluso) sejam recebidos pelo Ministro Chefe da Casa Civil para apresentarmos nossos pleitos e audiência com o Presidente Lula. O Deputado imediatamente orientou sua chefe de gabinete a que iniciasse este contato para encaminhar o pedido. Nossa avaliação é que o deputado foi sincero e demonstrou interesse em nos ouvir e atender.

Conforme informado em ato do dia 24 de setembro, o SindCT envia aos Presidentes da Câmara e Senado manifestação de repúdio às duas PECs que tramitam nas duas casas legislativas, sendo a PEC da blindagem (alguns, com razão, chamaram de PEC da bandidagem) e a PEC da anistia, onde parlamentares da extrema direita construíram e defendem anistia a condenados por crimes contra a democracia e estado de direito. Lembrando que ontem, dia 24, a PEC da blindagem foi enterrada no Senado Federal.

Os dois textos serão divulgados no site do SindCT e remetidos pelas listas.

Após grande espera, o SindCT conseguiu ter espaço e tempo para apresentação de sua estrutura e suas lutas para os novos servidores, analistas em C&T, aguardados pela comunidade inpeana há mais de 12 anos.

Na oportunidade o Presidente e o Vice-presidente do sindicato puderam fazer a apresentação, que durou quase uma hora, mostrando como é, e o que faz o SindCT. Foi falado também sobre o FÓRUM de C&T, que é o coletivo que congrega as entidades de representação dos servidores e servidoras das carreiras de C&T regidos pela lei 8691/1993. Alguns dos novos servidores e servidoras fizeram perguntas e apresentaram sugestões, que serão avaliadas e possivelmente implementadas.

Aos novos servidores e servidoras: BEM-VINDOS, BEM-VINDAS!

E contem com o SindCT!