Space Br Show, evento promovido pela AEB, traz novidades ao setor

A Agência Espacial Brasileira (AEB) promoveu na última semana um dos principais eventos do gênero da América Latina, reunindo algumas das empresas mais importantes do setor da nossa região. Confira algumas dessas novidades:

Jeferson Cheriegate, presidente do Parque de Inovações Tecnológicas de São José dos Campos (PIT), explica que o PIT é um grande centro de ambiente de oportunidades, onde tem mais de 200 empresas que fazem parte, desenvolvendo Ciência e Inovação Tecnológica. “Aqui, neste evento, tivemos a oportunidade de criar um stand, onde nós pudemos trazer 10 empresas de base tecnológica, com tecnologias das mais variadas, que atende a demanda do setor aeroespacial da indústria brasileira”, disse.

A reportagem também conversou com o CEO da Visiona Tecnologia Espacial, que está com uma parceria com a Embraer para o desenvolvimento de um novo satélite de sensoriamento remoto. “´É um desafio enorme. É um satélite de altíssima complexidade. Mas, a gente está avançando no projeto, conforme previsto”, explica. A missão deste satélite é ver imagem de altíssima resolução. “Estamos dando bastante ênfase à questão da agricultura e dos desastres naturais. Tem muito uso prático para economia de nosso país”. O projeto está em fase de detalhamento e deve terminar esta fase no ano que vem. O plano de voo está previsto para 2026.

O CEO da Vertical Connect, Marcos Berzaghi, –empresa que está construindo carros voadores, tecnicamente dizendo, são drones, com capacidade de carregar seres humanos e voar remotamente ou com um piloto de drone– explica: “ que esses dornes são uma novidade. Nós estamos passando a partir de agora para um novo campo tecnológico, que é a aeronave elétrica, com decolagem e voos verticais. A ideia é mostrar para a população urbana que é possível uma alternativa para acabar com esse trânsito caótico de carros, e a resposta está na Aeronáutica”. O protótipo tem a ambição de ser uma espécie de Uber, em um dos modelos, e o outro, um SAMU. O projeto aguarda certificação, que pode acontecer daqui dois a dois anos e meio.

Outra novidade é a Innospace, startup sul coreana, que assinou uma parceria com a AEB para lançamento de um foguete a partir da base de Alcântara, no Maranhão, em março do próximo ano. Dessa vez, não será um ensaio e sim um lançamento que levará nanossatelites e outros artefatos brasileiros ao espaço.

Acesse aqui: