DCTA ignora recomendações sanitárias contra Covid-19

O SindCT foi procurado por diversos servidores para relatar a realização de reunião em auditório fechado (Lacaz Netto – ITA) no próximo dia 9 de dezembro, com presença obrigatória de todo o efetivo do IAE, civis e militares.

De posse das informações, o SindCT encaminhou ofício à Direção do IAE (veja aqui), relatando a preocupação com a saúde dos servidores, ao permanecerem em local fechado, sem distanciamento social e sem a necessidade de comprovação de vacina contra Covid, num momento em que a pandemia ainda não está controlada e uma nova variante chega ao estado de São Paulo.

O SindCT também questionou a Direção do IAE sobre as medidas sanitárias que serão adotadas para a reunião, o número de servidores (civis e militares) que deverão comparecer obrigatoriamente e solicitou que a reunião ocorra de forma híbrida (virtual e presencial) ou com escalonamento do número de pessoas.

Aguardamos retorno da Direção do IAE sobre a reunião agendada e esperamos que o Instituto encontre a melhor solução, visando o bem-estar de seus servidores.

Visitas ao DCTA

Anteriormente, o SindCT já havia questionado a Direção do DCTA sobre visitas à Instituição, que também causariam aglomerações nos locais de trabalho dos servidores, e sem obrigatoriedade, mais uma vez, de comprovação de vacinação contra a Covid-19.

Sobre as visitas, a Direção do DCTA apenas informou que ocorrem em conformidade com “as normas regulamentares baixadas pelas autoridades federais competentes”, ou seja, sem a necessidade da apresentação do “passaporte da vacinação”, pois “inexiste qualquer norma federal a tanto regulando ou exigindo” (veja ofício do DCTA aqui).

O SindCT, então, encaminhou novo ofício à Direção do DCTA (veja aqui), reiterando o pedido de adoção de protocolos sanitários que coíbam a disseminação da Covid-19 e apresentando, como exemplo, órgãos federais que exigem a comprovação da vacinação, mesmo sem exigência através de normas federais.

Esperamos que a Direção do DCTA entenda que a insistência do SindCT na adoção de novas medidas sanitárias e manutenção das atuais diz respeito ao zelo e à manutenção da vida de todos os servidores, civis e militares.