Abertura da 74ª Reunião anual da SBPC

Na noite do último domingo (24/07) aconteceu a abertura da 74a Reunião Anual da SBPC, com o tema: Ciência, Independência e Soberania Nacional.

A solenidade de abertura ocorreu no Auditório da Associação dos Docentes, na Universidade de Brasília – Unb e contou com a participação de dezenas de personalidades da ciência brasileira. Entre os convidados estiveram presentes, por exemplo, o vice-governador de Brasília, Rodrigo Rolemberg, o presidente da AEB, Carlos Moura, o diretor do Mast, Márcio Rangel, e a presidenta da Fiocruz-DF, Fabiana Damásio.

A mesa foi composta pelo presidente da SBPC, Renato Janine, pela reitora da Unb, Márcia Abraão Moura, pelo ministro da C&T, Paulo Alvim, e representantes das entidades Andifes, Ministério da Educação, CNPq, Finep, ABC, IFB, Sebrae, ANPG e FAPDF.

A cerimônia teve início com a apresentação da orquestra da UnB, formada por professores, alunos e ex-alunos da universidade.

Em seguida, a professora decana Maria Emília, porta-voz da UnB, fez um discurso emocionado, relembrando os cortes orçamentários na C&T e como a Ciência e a Educação podem ajudar a combater a desigualdade social. A decana também relembrou o auge da pandemia, as milhares de vítimas deixadas pela Covid e que o Brasil só não passou por um momento muito pior graças ao empenho das instituições públicas de pesquisa, que se dedicaram à produção de vacinas, e dos profissionais do SUS, que arriscaram suas vidas para ajudar a população.

Os demais membros da mesa, apesar de citarem os cortes sofridos pela C&T e pela Educação, realizaram discursos brandos, exceção à presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação, Flávia Calé, que criticou mais duramente os cortes no orçamento e como o negacionismo do governo atual tenta destruir as instituições públicas de pequisa e o ensino no Brasil.

Após a fala de Flávia Calé, a plateia se manifestou com gritos de “Fora Bolsonaro”.

Na cerimônia de abertura também foram entregues prêmios e realizadas homenagens pela SBPC.

Após as homenagens, a reitora da UnB e o presidente da SBPC discursaram.

Renato Janine agradeceu a presença de todos e chamou a reunião da SBPC de “festa da ciência”, exaltou a importância da ciência e de se confiar nos trabalhos realizados pelos pesquisadores brasileiros, principalmente na questão da pandemia, pois muitas vidas poderiam ter sido salvas, caso o governo não tivesse uma posição negacionista.

Janine também relembrou a atuação da SBPC na luta pela democracia e que a entidade continuará mantendo sua posição na defesa da democracia e da soberania nacional.

O presidente da SBPC citou o lançamento do livro do SindCT “Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira” e a mesa redonda que será promovida por nós, como exemplos da luta pela manutenção da democracia no Brasil. Janine falou ainda do abaixo-assinado criado pela SBPC e que será entregue ao Presidente do TSE, ao ministro do STF Gilmar Mendes, e ao ex-ministro Carlos Velloso: “manifesto pelas eleições e pelas urnas eletrônicas” – disponível no site da SBPC.

Para assistir a abertura completa, acesse aqui.