SindCT participa da 74ª Reunião Anual da SBPC
SindCT participa da 74ª Reunião Anual da SBPC

SindCT participa da 74ª Reunião Anual da SBPC

Neste domingo, 24 de julho, foi realizada a cerimônia de abertura da 74a Reunião anual da SBPC. Representantes da diretoria do SindCT, Fernando Morais Santos, Acioli de Olivo e Sérgio Rosim estiveram presentes.

Além de acompanhar as atividades promovidas pela SBPC, representantes do SindCT e do Fórum de C&T estarão, durante todo o evento, em contato com autoridades, para articular ações em prol dos servidores, do serviço público, das instituições públicas de pesquisa e da necessidade urgente de recuperação do orçamento para área.

Na parte das exposições, a SBPC cedeu ao Fórum de C&T e ao SindCT um stand para cada um. No stand do Fórum de C&T, são apresentadas as entidades que o compõem e as lutas das carreiras de C&T.

No stand do SindCT, estamos realizando uma apresentação inovadora, chamada Metaverso da Urna Eletrônica, criada por Júlio Cancellier. O visitante pode, através de um óculos de realidade virtual, acessar uma área no metaverso para conhecer a história das eleições no Brasil e da criação da urna eletrônica.

Em parceria com o TSE, no stand do SindCT, também estão expostos 5 modelos diferentes da urna eletrônica, usados entre 1996 e 2020.

Essa exposição faz parte da divulgação do livro “Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira”, de autoria da jornalista do SindCT, Fernanda Soares Andrade. O livro conta como foi a criação da urna eletrônica através dos depoimentos dos servidores do INPE e DCTA (Antônio Ésio Salgado, Paulo Nakaya e Oswaldo Catsumi) que participaram do processo de criação da urna.

O SindCT também promoverá uma mesa redonda sobre o tema, com a participação do ex-ministro Carlos Velloso, considerado o pai da urna eletrônica, presidente do TSE na época da implantação do projeto, e o lançamento nacional do livro, logo após a mesa redonda.

Para acompanhar todas as atividades do SindCT na 74a Reunião Anual da SBPC, o SindCT criou em seu site esse espaço: “Especial SindCT na SBPC 2022” onde, todos os dias, traremos novas informações.

Autor

  • Fernanda Soares é jornalista profissional, formada há 25 anos. É responsável pelas publicações Rapidinha, Jornal do SindCT e pelo canal WebTVSindCT. Em 2012 recebeu o prêmio Beth Lobo de Direitos Humanos das Mulheres, oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por sua cobertura da desocupação do Pinheirinho. É autora do livro “A solução Brasileira - História do Desenvolvimento do Motor a álcool no Brasil”, publicado e distribuído pelo SindCT, de nove livros paradidáticos infantis, da editora Todolivro, e do recém-lançado "Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira", publicado pelo SindCT. Em julho de 2022, Fernanda ofereceu, gratuitamente, os direitos autorais do livro sobre a urna eletrônica ao TSE.