Imposto de Renda 2022 dos Servidores do DCTA

SÃO 6 ANOS SEM REAJUSTE DA TABELA PROGRESSIVA DE IMPOSTO DE RENDA

Como todos os anos, os servidores do DCTA fazem suas declarações de renda ao voraz “leão” da receita federal, ou seja, pagar imposto devido ao fisco do governo.

Ocorre que neste ano muitos servidores do DCTA que adiantaram cumprir mais esta obrigação enviando as declarações nos primeiros dias, foram surpreendidos quando fizeram a checagem no sistema do site da receita federal e verificaram que a declaração continha erro. E descobriram o erro: No site da receita federal afirmava que o servidor tinha recebido valor muito maior do que estava declarando, assim, correndo o risco de estar cometendo talvez algum crime tipo sonegação, falsa declaração ou algo assim, o que não faz parte do perfil do servidor do DCTA.

O que ocorreu: O DCTA, por falha que desconhecemos e o DCTA não divulgou, informou à receita valores muito maiores que o realmente recebido, daí a possível encrenca para o servidor. Malha fina, visita ao fisco, agendamento na receita, atraso na restituição e outros problemas mais.

Mas porque ocorreu mais esta falha com o servidor civil? (não temos informação de que tenha ocorrido com o servidor militar) Falha de chefia? Falha de supervisão?

A realidade: Falta pessoal civil especializado como tínhamos anos atrás e hoje com a maioria aposentada e sem substituições. A máquina funcionava muito bem, desde que as chefias maiores não dessem palpites errados, alterassem situações ou fizessem comunicados errados.

Cabe lembrar o caso do imposto de renda da GATA retroativo, anos 90, onde o Chefe do RH do DCTA na época informou, e muitos ainda têm o informativo, inclusive na justiça, de que o retroativo era ISENTO. O resultado foi um inferno na vida de muitos servidores. Temos ainda hoje servidores que tem seus bens bloqueados pela justiça. É muito bom lembrar esta tragédia na vida de muitos deles.

Hoje o DCTA para “suprir” a falta de pessoal, coloca militares em funções para as quais não são especializados e nem longamente treinados no dia a dia, alguns deles da reserva, com a regra do tempo certo, de até 8 anos”, recebendo o auxílio pela função. No INPE são vários servidores aposentados que fazem trabalho voluntário gratuito, pela instituição e pela ciência, mantendo o padrão de qualidade no serviço.

DCTA: CONCURSOS JÁ, PARA COBRIR O DÉFICIT DE MAIS DE 1000 CARGOS FECHADOS POR APOSENTADORIAS E ÓBITOS.