Ministro Marcos Pontes agenda reunião com Fórum de C&T
Ministro Marcos Pontes agenda reunião com Fórum de C&T

Ministro Marcos Pontes agenda reunião com Fórum de C&T

O Fórum de C&T encaminhou, em 6 de maio, ofício ao Ministro Marcos Pontes, solicitando o agendamento de uma reunião para tratar dos assuntos que afligem os servidores das carreiras de C&T:

  1. Sobre os recursos financeiros de 2021 para as Unidades de Pesquisa – UPs e órgãos do MCTI, insuficientes para manter as mesmas, no mínimo, operacionais.
  2. Sobre os recursos humanos nas UP’s com número abaixo do crítico para a continuidade das atividades de pesquisa, desenvolvimento e gestão.
  3. Sobre as perdas salariais dos servidores da carreira, que se acumulam por mais de 6 anos sem reajuste e com perdas acima de 42%, mesmo com acordo de reposição assinado com o Governo Federal em 2016, para 2017 e 2018.
  4. Sobre o estudo feito pelo CGEE tratando das UPs, documento este entregue no gabinete do ministro três semanas antes da data do nosso ofício e que trata de sugestões de novos modelos de gestão das mesmas.
  5. Sobre os recursos para pesquisa e bolsas gerenciadas pelo CNPq, que teve forte corte em seus valores, inclusive na LOA 2021.

Em resposta, o Ministro agendou a reunião para 2ª quinzena de agosto.

O Fórum de C&T tenta o agendamento de uma reunião desde a posse do ministro. Essa foi a primeira sinalização positiva durante o atual governo.

Lembrando que, desde a data da nossa última solicitação (6 de maio), muitas outras coisas ruins, graves e importantes, já aconteceram, tanto para os institutos de pesquisa quanto para a C&T, em geral. Algo que, infelizmente, não é de se entranhar, no atual governo.

Esperamos que, até a data da reunião agendada, o ministro não mude de ideia!

Veja, a seguir, cópia do ofício encaminhado ao ministro:

Ofício 20/2021/Secretaria/FórumC&T
Ofício 20/2021/Secretaria/FórumC&T