Alunos de São José criam ferramenta online e gratuita para monitorar casos de Covid-19

Professores e estudantes do Instituto de Ciência e Tecnologia, em São José dos Campos, e da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) desenvolveram um site capaz de ajudar hospitais e secretarias de saúde no acompanhamento de casos da Covid-19 e no processo de planejamento e tomada de decisão por parte dos gestores, a partir da importação de dados.

O uso da ferramenta permite acompanhar, por exemplo, o número de leitos ocupados em um hospital, a média diária de internações e o índice de letalidade.

Conforme os dados são atualizados, a plataforma calcula e apresenta as alterações automaticamente, além de estabelecer cenários para a quantidade de leitos necessários.

No site, também é possível informar a idade dos pacientes e monitorar o número de óbitos por faixa etária.

Segundo os desenvolvedores, p usuário faz o upload dos dados e, com base neles, a ferramenta gera estatísticas e previsões. Esses dados não são divulgados ou utilizados em outros meios, ficando disponíveis apenas ao usuário.

A ferramenta www.forecastuti.unifesp.br pode ser usada por cidades e hospitais do mundo todo de forma gratuita.

Para liberar o acesso, é necessário preencher um formulário de requisição, disponível em: https://cutt.ly/UybLPCy.

O site é fruto do projeto de pesquisa científica e extensão universitária “Estimativa do número de leitos de UTI necessário por dia e gestão de equipamentos durante a epidemia de COVID-19 em diversos cenários”.

“É a ciência provando o seu valor. Há uma força tarefa global e vemos cientistas do mundo todo no combate à epidemia, unindo esforços”, disse Luiz Leduíno Neto, professor associado da Unifesp em São José e responsável pelo projeto do software.

ABAIXO, MATÉRIA ORIGINAL

• Em constante evolução, com mais de 13 milhões de views por mês, o jornal é líder absoluto na produção de conteúdo de qualidade em toda a RMVale, independentemente da plataforma, seja nas edições impressas ou nas digitais. Multidigital, OVALE detém ainda o maior alcance e engajamento da região nas redes sociais, com índice superior à soma de todos os concorrentes. O projeto gráfico e editorial de OVALE foi desenvolvido pelo estúdio Cases i Associats, considerado o Rolls Royce dos estúdios de design do mundo, com sede em Barcelona. Em todos os formatos, o jornal cumpre o seu papel e mantém seu DNA editorial, pautado por um jornalismo crítico, apartidário e plural, com total independência face aos poderes em geral. Em suas edições impressas, OVALE conta com duas capas (Regional e Gazeta de Taubaté) e é distribuído nas 32 cidades da RMVale, com tiragem média mensal de 100 mil exemplares (incluindo assinaturas digitais).