ITA desenvolve projeto de monitoramento da presença de coronavírus no ar
ITA desenvolve projeto de monitoramento da presença de coronavírus no ar

ITA desenvolve projeto de monitoramento da presença de coronavírus no ar

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) está desenvolvendo um equipamento que deve monitorar a presença do novo coronavírus nas partículas de ar. O protótipo, que promete acompanhar áreas de risco, recebeu uma doação de R$ 250 mil do MPT (Ministério Público do Trabalho) para sua confecção.

O trabalho será desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Bioengenharia do ITA, em parceria com o Laboratório de Genômica Médica do Hospital A. C. Camargo Cancer Center e com o IEAv (Instituto de Estudos Avançados) da Força Aérea Brasileira.

O projeto consiste em um equipamento nacional, de baixo custo e de fácil acesso quando comparado aos similares produzidos em outros países. Ele fará o monitoramento seguro da presença de microrganismos dispersos no ar, em particular o coronavírus, em áreas de grande circulação de pessoas como hospitais, aeroportos, indústrias, salas de espera e estabelecimentos comerciais.

A verba destinada pelo MPT será investida na produção do protótipo, incluindo a aquisição de equipamentos, insumos, serviços e equipe técnica, além de outras despesas decorrentes do projeto. Segundo o ITA, a medida preventiva consegue antecipar possíveis novas ondas de retransmissão e contágios decorrentes de novas mutações do vírus, além de liberar áreas que mostram ausência de partículas virais infectantes.

ABAIXO, MATÉRIA ORIGINAL

Autor

  • Em constante evolução, com mais de 13 milhões de views por mês, o jornal é líder absoluto na produção de conteúdo de qualidade em toda a RMVale, independentemente da plataforma, seja nas edições impressas ou nas digitais. Multidigital, OVALE detém ainda o maior alcance e engajamento da região nas redes sociais, com índice superior à soma de todos os concorrentes. O projeto gráfico e editorial de OVALE foi desenvolvido pelo estúdio Cases i Associats, considerado o Rolls Royce dos estúdios de design do mundo, com sede em Barcelona. Em todos os formatos, o jornal cumpre o seu papel e mantém seu DNA editorial, pautado por um jornalismo crítico, apartidário e plural, com total independência face aos poderes em geral. Em suas edições impressas, OVALE conta com duas capas (Regional e Gazeta de Taubaté) e é distribuído nas 32 cidades da RMVale, com tiragem média mensal de 100 mil exemplares (incluindo assinaturas digitais).