Inpe sem verba
Após a notícia de que o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) suspendeu o trabalho de 107 pesquisadores da instituição por falta de dinheiro para seu programa de bolsas, as duas vereadoras do PT em São José dos Campos criticaram o governo Jair Bolsonaro (sem partido).
Descaso
“Infelizmente este governo trata com total descaso a ciência, a produção científica, a produção de tecnologias e com o cidadão”, disse Juliana Fraga. “Descaso com a ciência, com o meio ambiente, com os estudantes, com quem paga os impostos e com a vida, que é colocada em risco”, completou.
Governo contra a ciência
“Mais um ataque do governo Bolsonaro ao Inpe. Dessa vez, em pleno lançamento do satélite Amazônia 1. Ao invés de aprender com os erros e incentivar a ciência, valorizar os servidores, investir em tecnologia e fortalecer a economia com o fortalecimento de nossas indústrias na produção de novos projetos – de maneira desumana, o desgoverno atual retira verba do Instituto e deixa 107 pesquisadores sem renda”, afirmou Amélia Naomi.
Valores
Segundo o Inpe, seriam necessários R$ 4 milhões para as bolsas. O Ministério da Ciência e Tecnologia informou ao jornal que está “empenhado em obter os recursos orçamentários requeridos para manter o pagamento regular das bolsas PCI”.
ABAIXO, MATÉRIA ORIGINAL