Sessão Extra: Após corte de bolsas do Inpe, vereadoras do PT criticam Bolsonaro

Inpe sem verba

Após a notícia de que o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) suspendeu o trabalho de 107 pesquisadores da instituição por falta de dinheiro para seu programa de bolsas, as duas vereadoras do PT em São José dos Campos criticaram o governo Jair Bolsonaro (sem partido).

Descaso

“Infelizmente este governo trata com total descaso a ciência, a produção científica, a produção de tecnologias e com o cidadão”, disse Juliana Fraga. “Descaso com a ciência, com o meio ambiente, com os estudantes, com quem paga os impostos e com a vida, que é colocada em risco”, completou.

Governo contra a ciência

“Mais um ataque do governo Bolsonaro ao Inpe. Dessa vez, em pleno lançamento do satélite Amazônia 1. Ao invés de aprender com os erros e incentivar a ciência, valorizar os servidores, investir em tecnologia e fortalecer a economia com o fortalecimento de nossas indústrias na produção de novos projetos – de maneira desumana, o desgoverno atual retira verba do Instituto e deixa 107 pesquisadores sem renda”, afirmou Amélia Naomi.

Valores

Segundo o Inpe, seriam necessários R$ 4 milhões para as bolsas. O Ministério da Ciência e Tecnologia informou ao jornal que está “empenhado em obter os recursos orçamentários requeridos para manter o pagamento regular das bolsas PCI”.

ABAIXO, MATÉRIA ORIGINAL

• Em constante evolução, com mais de 13 milhões de views por mês, o jornal é líder absoluto na produção de conteúdo de qualidade em toda a RMVale, independentemente da plataforma, seja nas edições impressas ou nas digitais. Multidigital, OVALE detém ainda o maior alcance e engajamento da região nas redes sociais, com índice superior à soma de todos os concorrentes. O projeto gráfico e editorial de OVALE foi desenvolvido pelo estúdio Cases i Associats, considerado o Rolls Royce dos estúdios de design do mundo, com sede em Barcelona. Em todos os formatos, o jornal cumpre o seu papel e mantém seu DNA editorial, pautado por um jornalismo crítico, apartidário e plural, com total independência face aos poderes em geral. Em suas edições impressas, OVALE conta com duas capas (Regional e Gazeta de Taubaté) e é distribuído nas 32 cidades da RMVale, com tiragem média mensal de 100 mil exemplares (incluindo assinaturas digitais).