‘Supercomputador do Inpe não será desligado’

Em visita a São José dos Campos nesta quarta-feira (30), o astronauta Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, garantiu que o supercomputador Tupã do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) não será desligado por falta de energia elétrica.

O equipamento corre o risco de ser desligado antes do final do ano por falta de dinheiro, por parte do Inpe, para custear o gasto em energia elétrica do supercomputador, em torno de R$ 5 milhões por ano. O Inpe tem em 2021 o menor orçamento da sua história.

“O supercomputador Tupã não será desligado por falta de energia. Já compramos outro supercomputador, menor do que ele, mas o Tupã ainda terá que durar algum tempo”, disse Pontes no Parque Tecnológico de São José dos Campos, onde esteve para a premiação da 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a abertura da 14ª Mostra Brasileira de Foguetes.

Segundo o ministro, haverá a necessidade de o Inpe contar com outro supercomputador maior do que o equipamento comprado para substituir o Tupã.

“O Inpe vai precisar de outro supercomputador mais potente do que o Tupã e estamos trabalhando para conseguir isso. A ideia é conectá-lo a redes de supercomputadores no Brasil e na Europa”, afirmou Pontes.

Sobre o corte no orçamento do Inpe, que era de R$ 76 milhões para esse ano e acabou ficando em torno de R$ 50 milhões, Pontes disse que o problema da perda de recursos ocorre em todas as unidades de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, mas que está trabalhando para solucionar o problema.

Mesmo assim, Pontes admitiu a possibilidade de faltar dinheiro para gastos com o custeio das unidades de pesquisa como o Inpe.

“Com o orçamento que temos hoje, que é baixo, garantimos o dinheiro para custeio das unidades. Mas se tiver mais cortes no Ministério, aí a situação ficará muito difícil”, afirmou o ministro.

RADAR.

Nesta quinta-feira (1), Pontes irá ao Cemaden, no Parque Tecnológico de São José, para a solenidade de 10 anos da instituição. O ministro vai inaugurar o primeiro radar dedicado ao monitoramento de toda a região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte.

Já instalado, o radar RMT 200 foi produzido com tecnologia nacional pela empresa IACIT, de São José dos Campos. O equipamento irá mapear e monitorar possíveis desastres em toda a RMVale, em municípios do sudoeste de Minas e do sul fluminense e nas regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas.

ABAIXO, MATÉRIA ORIGINAL

• Em constante evolução, com mais de 13 milhões de views por mês, o jornal é líder absoluto na produção de conteúdo de qualidade em toda a RMVale, independentemente da plataforma, seja nas edições impressas ou nas digitais. Multidigital, OVALE detém ainda o maior alcance e engajamento da região nas redes sociais, com índice superior à soma de todos os concorrentes. O projeto gráfico e editorial de OVALE foi desenvolvido pelo estúdio Cases i Associats, considerado o Rolls Royce dos estúdios de design do mundo, com sede em Barcelona. Em todos os formatos, o jornal cumpre o seu papel e mantém seu DNA editorial, pautado por um jornalismo crítico, apartidário e plural, com total independência face aos poderes em geral. Em suas edições impressas, OVALE conta com duas capas (Regional e Gazeta de Taubaté) e é distribuído nas 32 cidades da RMVale, com tiragem média mensal de 100 mil exemplares (incluindo assinaturas digitais).