RAPIDINHA 24
RAPIDINHA 24

RAPIDINHA 24

Servidores aprovam balanço patrimonial e financeiro do SindCT

O SindCT realizou, no dia 17 de dezembro, sua 4ª Assembleia Virtual. Desta vez, a Assembleia foi realizada via Zoom, para que os participantes pudessem interagir, em tempo real, com os diretores do SindCT.

A pauta da Assembleia foi a prestação de contas do sindicato, referente ao ano de 2019, conforme divulgado na Rapidinha 23.

Fernando Morais, presidente do SindCT, abriu a assembleia com uma explanação sobre o ano de 2019, as lutas enfrentadas e a realização da comemoração dos 30 anos do SindCT. Também foram dados informes sobre o andamento de alguns processos jurídicos.

Renata Belzunces, economista do Dieese, participou da Assembleia e esclareceu alguns pontos da Reforma Administrativa, que atingem diretamente os servidores públicos federais, tanto os atuais quanto os futuros.

O balanço patrimonial e financeiro do SindCT foi apresentado pelo diretor financeiro, Elias Barbosa. Todos os pontos do balanço foram minunciosamente explicados pelo diretor.

Após todos os esclarecimentos e sem restarem dúvidas aos participantes, Fernando Morais iniciou a votação.

O Balanço patrimonial do SindCT foi aprovado por unanimidade.


A importância do oxímetro durante a pandemia de Covid-19

Oxímetro é um aparelho utilizado para medir o nível de oxigênio (saturação de oxigênio) no sangue. É uma medida fácil e indolor de quanto oxigênio está sendo enviado para partes do corpo mais afastadas do coração, como braços e pernas.

Essa ferramenta não invasiva se conecta sem dor à ponta do dedo, enviando feixe de luz através do dedo para medir sua pulsação, ou seja, batimentos por segundo do seu coração (BPS) e quanto oxigênio há no seu sistema vascular.

Uma vez que o oxímetro termine sua avaliação, sua tela exibirá a porcentagem de oxigênio no sangue bombeado pelo seu coração, bem como sua pulsação atual.

Numa pessoa saudável, não fumante, com pleno funcionamento dos pulmões, o resultado da leitura de um oxímetro é igual ou maior que 95%.

Quando a saturação do oxigênio no sangue começa a cair, significa que algo errado com o organismo está acontecendo. No caso de contaminação por Covid-19, essa é uma informação que pode salvar vidas!

A queda do oxigênio no sangue não é percebida facilmente, como acontece com a febre, por exemplo. Quando o paciente começa a sentir sintomas pela baixa oxigenação, ele já está numa situação complicada, necessita de cuidados médicos com urgência e pode até não se recuperar.

É possível comprar oxímetros em farmácias e em sites na internet. O valor de um bom oxímetro varia entre R$ 120,00 e R$ 180,00.

O principal risco da oximetria é uma leitura falsa. A precisão dos oxímetros depende de um ajuste correto e pequenas alterações em seu posicionamento podem produzir uma leitura imprecisa. Por isso, ao adquirir um aparelho, verifique se o mesmo possui o selo do Inmetro e o mantenha sempre com pilhas novas.

Um pequeno aparelho pode ajudar a salvar sua vida!


Resultado de “falso negativo” é frequente em testes do Covid-19

Testes para detecção de Covid-19 se tornaram tão comuns que podem ser realizados em estacionamentos de supermercado e shopping. Muitas pessoas realizam esses testes antes de viajar ou encontrar um familiar. Porém, nenhum dos testes tem apresentado uma resposta 100% eficaz.

Até mesmo o PCR, que tem se mostrado mais eficaz, (realiza coleta de amostras na garganta e nariz, utilizando um cotonete alongado), pode apresentar, tanto um “falso negativo” quanto um “falso positivo”.

Uma pesquisa da equipe da Johns Hopkins Medicine, verificou que os testes baseados em PCR apresentam uma taxa de falso negativo de pelo menos 20%.

Os pesquisadores desse estudo analisaram a literatura acerca do tema. Nessa análise, foram incluídas as pesquisas que utilizaram um teste baseado em RT-PCR para detectar Sars-CoV-2 em amostras coletadas do trato respiratório superior e que também relataram o tempo desde o início dos sintomas ou da exposição ao vírus.

A conclusão é de que a probabilidade de um resultado falso negativo varia dependendo do tempo desde a infecção. Logo após contrair a doença, parece que o vírus não é detectável pelo método utilizado. No primeiro dia após a infecção, a probabilidade de falta de diagnóstico – ou seja, um falso negativo – é de 100%.

No quarto dia após a exposição ao vírus, a probabilidade de imprecisão no diagnóstico é reduzida para 67%. Já no oitavo dia, esse percentual diminui para 20%, começando a aumentar novamente após esse dia. Após três semanas de exposição, a chance de um resultado falso negativo pode chegar a 66%.

Diante desses resultados, a equipe médica recomenda: o momento ideal para a coleta da amostra para teste é oito dias após a exposição ao vírus. Esse período equivale a aproximadamente três dias depois do início dos sintomas, momento em que a chance de um falso negativo é a menor possível, embora não seja nula.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de testes para detecção de Covid-19.


Funcionamento do SindCT no final do ano

Devido à pandemia do coronavírus, o atendimento presencial no SindCT continua suspenso, porém, todos os funcionários estão trabalhando remotamente.

Veja como ficará o atendimento no período de fim de ano:

Secretaria do jurídico: contatos através do e-mail: juridico2@sindct.org.br ou do Whatsapp: (12) 99652-0977. O departamento ficará em recesso de 24/12 a 17/01.

Convênios: terá plantão nos dias úteis para assuntos urgentes com Ana Paula Camargo através do Whatsapp (12) 99733-3504, exceto nos dias 23 (à tarde), 24 e 31de dezembro.

Secretaria Sindical: Assuntos relacionados a trabalho, aposentadoria, pagamento, desconto sindical e etc., deverão ser feitas através do e-mail: departamentosindical1@sindct.org.br ou por Whatsapp (12) 99681-8464. Este departamento manterá funcionamento normal nos dias úteis exceto 23 (à tarde), 24 e 31 de dezembro.

Para outras emergências ou casos não resolvidos, os telefones do presidente do SindCT, Fernando Morais, são: (12) 99719-9320 e (12) 99746-5317 (Whatsapp).

O SindCT deseja a todos boas festas, com o máximo de distanciamento físico possível, para que em 2021 todos possam estar juntos novamente. Socializar somente pelos meios virtuais.